O governador Renan Filho (PMDB) inaugurou na manhã dessa sexta-feira (29) a escultura Sereia, réplica da obra do Mestre Zezinho, artesão popular de reconhecimento internacional, na Avenida Antônio Gouveia, praia de Pajuçara.
A peça, que possui seis metros de altura, faz parte da celebração dos 200 anos de Alagoas e se torna o novo símbolo turístico de Alagoas. “O turista que vier a Maceió vai ficar encantado. Alagoas é um dos estados mais ricos do país em cultura popular. Esta aqui simboliza a vitória do artesão alagoano e com certeza será um dos pontos mais fotografados da orla”, garante Renan Filho.
A cidade, que se prepara para o período de alta do turismo com o fim das chuvas, aposta no comércio de produtos populares que terá iniciativa da primeira-dama Renata Calheiros. “O turista quando chega aqui quer ver o mar, a arte e a segurança. Quando a cidade é boa para o turista, é boa para o morador. A Renata tá criando uma loja onde o Zezinho será um dos nossos carros-chefes”, avisa Renan Filho.
Mestre Zezinho
O artesão José Cícero da Silva, o Mestre Zezinho, natural de Arapiraca, no Agreste, é um escultor autodidata que trabalha com madeira bruta há quase 20 anos. Suas obras, a depender do tamanho, demoram de 15 a 30 dias para ficarem prontas e custam entre R$ 1 mil a R$ 3 mil.
“Normalmente demoro entre 15 a 30 dias a depender da encomenda. Já fiz todo tipo de bicho, boneca, carro”, explica o artesão em entrevista ao Alagoas 24 Horas.
A respeito da homenagem, com a réplica da Sereia colocada estrategicamente em uma das mais badaladas praias da cidade, Zezinho esboça certa timidez e nos conta que não existe “alegria maior” para um artista. “Vê-la assim, desse tamanho, e aqui na praia, pra mim é muita alegria. Agradeço ao governador por ter me homenageado”, diz.
Zezinho já recebeu vários prêmios, além de estampar revistas famosas no Brasil, como a Casa Cláudia e Casa Vogue.