Tido como prioridade pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag), o projeto ONU Habitat, das Nações Unidas, foi oficializado na tarde dessa segunda-feira, 02, em solenidade ocorrida na sede da secretaria, no Centro de Maceió, e anunciada a inauguração do escritório da entidade na Capital alagoana, o primeiro no Nordeste.
O programa, que visa iniciar uma série de trabalhos sociais e humanistas em parceria com o governo estadual, pretende atender todas as 376 grotas de Alagoas e as quase 300 mil pessoas que atualmente vivem nelas. “Vamos adaptar nossas bases de informações junto a ONU, cruzar os dados junto com o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]. Não podemos assim trabalhar no amadorismo; esse programa é tido como prioridade máxima da secretaria”, avisa o secretário de Planejamento, Fabrício Marques.
Ainda de acordo com o secretário, a vinda de um departamento internacional garante mais visibilidade aos trabalhos já iniciados pelo Governo de Alagoas com o programa Vida Nova nas Grotas. “O núcleo [da ONU] será responsável pela implementação do programa que teve início há algum tempo com projetos de acessibilidade e infraestrutura já iniciados pelo Estado”, lembra o secretário.
As discussões de como serão dadas essas ações devem ser iniciadas a partir de amanhã entre a equipe técnica da Seplag e os três representantes da equipe que ficará em Alagoas, Daphne Besen, formada em Relações Internacionais pela PUC Rio e mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Jonatas de Paula, profissional multidisciplinar que já atuou em projetos voltados para os temas urbanos e de desenvolvimento social em países como o Sri Lanka, Reino Unido e Dinamarca; e a arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Paula Regina Zacarias, especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística pela Universidade de Brasília (UnB).
Para o líder comunitário Robson Lima, do Movimento de Humanização das Grotas, a novidade vem contribuir para os avanços que já estão sendo realizados pelo governo como a implementação de escadarias, quadras poliesportivas e programas de assistência de saúde. “Essa parceria que chegou agora vai dar mais dignidade e energia às grotas”, ressalta o morador.
Segundo a representante da ONU Habitat, Rayne Ferreti, o diálogo com o governo de Alagoas não é novo. “Iniciamos essa conversa quase um ano atrás junto com o governador [Renan Filho] e fizemos visitas a idosos, crianças e líderes comunitários das grotas. Foram mais de 100 grotas, muito distantes do centro”, diz.
A inauguração do escritório em Maceió, que funcionará nas dependências da própria Seplag, aconteceu na data em que é comemorado o Dia Mundial do Habitat, instituído pela ONU em 1985. O tema deste ano é justamente ‘Políticas Habitacionais e Moradias Acessíveis’.
Por fim, o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), ressaltou que os técnicos da ONU vão trabalhar juntos, diariamente, com todas as secretarias. “Queremos trazer tudo que há de experiência nacional. Porque quem está nas grotas são as pessoas com mais dificuldade de acesso à educação, crédito e micro-crédito. Com o projeto nós vamos conceber um projeto que leve nossa região especificamente”, explica.
Vida Nova nas Grotas
Iniciado no último mês de julho, o projeto pretende beneficiar 40 comunidades até o final de 2017 e mais 36 no próximo ano, atuando em dois eixos principais, o primeiro deles, o levantamento de dados (Mapa Rápido Participativo) e o segundo, o desenvolvimento de estratégias de prevenção e melhoramento de bairros informais, em relação à segurança, o uso do espaço público, p financiamento econômico e a inclusão produtiva, com capacitações de gestores, servidores e lideranças. Serão levantadas informações dos moradores, segundo os índices de prosperidade da ONU. Com isso o governo espera destinar mais investimentos para a inclusão social, meio ambiente, infraestrutura e legislação.
Atualmente, o governo de Renan Filho já investiu um aporte da ordem de R$ 15 milhões no programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças, com o qual foram construídos 12 quilômetros de escadarias, em 24 grotas, desde 2016.
De acordo com o chefe do executivo estadual, o Governo vai aplicar um aporte financeiro de mesmo valor no Vida Nova nas Grotas.