Animais tinham sido abandonados depois que dono de sítio precisou ser internado em Pedro de Toledo (SP).
Cachorros que estavam abandonados e trancados em cômodos escuros dentro de um sítio em Jacupiranga, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo, foram resgatados durante essa sexta-feira (13). O Grupo de Proteção aos Animais do Vale do Ribeira (GPA) encontrou os animais após saber que o dono do local ficou doente. O resgate dos cachorros começou na semana passada e foi concluído, nesta sexta-feira, com sucesso.
O imóvel, localizado na área rural da cidade, é monitorado desde 2015, quando ali viviam mais de 50 cães, também em situação crítica, segundo informações do GPA. Desta vez, a retirada dos animais teve a conivência do proprietário de 70 anos, está internado com câncer e não tem mais condições de cuidar dos animais.
A operação foi planejada há duas semanas pelo GPA. O grupo precisou construir dois canis para receber os animais. Nos últimos dias, doações ajudaram na obra e na compra de alimentos para os cachorros.
Cinco cachorros foram resgatados da propriedade há uma semana. Nesta sexta-feira (13), a operação foi concluída. “Eles estavam muito ariscos e com medo de todo mundo. Tivemos muito trabalho para colocá-los nos compartimentos para transporte. Alguns estão com bicheira e outros com vernes”, explicou ela. A operação teve apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA).
Eles estavam divididos em grupos. Os que estavam dentro do imóvel não tinham acesso à luz do sol. Os cômodos estavam em situação crítica de higiene. Outros estavam na área externa do terreno e apresentavam doenças.
Segundo presidente do GPA, Márcia Colla, nenhum deles foi vacinado ou teve algum cuidado anterior. “Foi mais uma ação para a gente proteger os animais. Agora eles serão cuidados muito bem. Um alívio”, conta.
Ao todo, 20 foram resgatados do sítio. “Eles foram levados para os canis do GPA e receberão acompanhamento veterinário. Agora, o nosso foco é tratá-los”, conta. No domingo (15), haverá um mutirão com os colaboradores da organização para realização de banho e tosa dos animais, que também serão submetidos a novos exames.