Ações do Governo de Alagoas impulsionam os índices que são positivos em cinco meses consecutivos
O Destino Alagoas segue superando os bons resultados obtidos. Um exemplo disso é o fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, principal porta de entrada no Estado, que cresceu 13,18% no mês de setembro, no comparativo com o mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, este número chega a 2,01%. Em números absolutos mais de 1,5 milhão de passageiros passaram pelo aeroporto este ano.
De acordo com os dados colhidos pela Infraero, setembro é o quinto mês consecutivo que este índice é positivo e crescente em Alagoas. Desde maio, o número do fluxo de passageiros vem crescendo exponencialmente, colocando o Estado em posição de destaque entre os demais da região Nordeste.
De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, a expectativa é que o crescimento no fluxo de passageiros se mantenha para os próximos meses. “O turismo é uma das principais vocações do nosso Estado, por isso vamos seguir trabalhando firme para o desenvolvimento desse segmento, atraindo novos voos, novos empreendimentos hoteleiros e divulgando Alagoas para garantir uma excelente alta temporada. Queremos atingir a meta de dois milhões de passageiros para esta alta temporada, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento da economia alagoana, gerando emprego e renda para população”, ressalta o secretário Rafael Brito.
O crescimento no número de turistas pode ser explicado pelos incentivos promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), como a redução do imposto sobre o Querosene de Aviação (QAV) de 17% para 12%, que tornou o Estado mais atrativo para as companhias aéreas.
A Sedetur promove, ainda, a capacitação de agentes de viagens nacionais e internacionais, para divulgar os produtos turísticos do Estado. Somente neste semestre, a equipe técnica da pasta já percorreu os países Uruguai, Chile e Paraguai. Nacionalmente, a pasta articula campanhas junto às agências de viagens para vendas do destino, a exemplo da “Azul da Cor do Mar de Alagoas”, que impulsionou em 40% as vendas para Alagoas em julho deste ano.
Além de divulgação com públicos especializados, a pasta realiza também press trips com jornalistas de veículos de imprensa para atingir o público final. Nos últimos 12 meses a Sedetur emplacou através de parcerias páginas em revistas como a Casa Vogue e a Galisteu e em jornais como a Folha e o Estadão. Caso os espaços nestas mídias tivessem sido comprados, custariam aproximadamente R$ 18 milhões aos cofres públicos.