Programação vai até domingo (29/10)
O IV Festival Alagoano de Música Erudita, Falame nos 200 anos de Alagoas, inicia a programação nesta quarta-feira (25/10), às 15h30, na sala de música do Complexo Cultural Teatro Deodoro com o concerto didático do projeto Quartas Eruditas, realizado em parceria com a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, Diteal. Nesta apresentação, a Camerata Ero Dictus recebe as crianças e adolescentes da orquestra do projeto Tocante, de Maragogi, em uma participação especial. A entrada é gratuita.
O Falame segue com masterclass de canto lírico com o tenor Tiago Costa acompanhado pela pianista correpetidora Thais Cybelle, na quinta-feira (26/10) e sexta-feira (27/10), das 14h às 18h, no teatro Jofre Soares, no SESC Centro. O masterclass é destinado a cantores da Camerata Ero Dictus e também aberto a ouvintes. Thais e Tiago compõem o Duo Belém, que veio de Belém, no Pará, para participar do festival.
Para encerrar a programação, ocorrem as apresentações no Teatro Deodoro. No sábado (28/10), às 20h, sobem ao palco o grupo de contrabaixos Fala Baixo, o Quinteto de Cordas Alagoano Accordatura da Ufal, Luciano Peixoto e Selma Britto, Luciano Falcão e Selma Britto, o Quinteto de Metais da Orquestra Filarmônica de Alagoas, o Duo Belém e a Camerata Ero Dictus.
Já no domingo (28/10), às 19h, se apresentam a banda Manoel Alves de França, Flávio Ferreira e Mário Marochi, Quarteto de Clarinetes Manguaba, Fellipe Oliveira e Selma Britto, Coro Prisma de Maceió e a Camerata Ero Dictus. O ingresso custa R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 a meia entrada e está à venda na bilheteria do Teatro Deodoro, a partir das 14h, e no estande do Viva Alagoas, no Maceió Shopping.
Segundo o maestro Max Carvalho, que é diretor artístico do Falame, o festival traz uma diversidade grande de repertórios, estilos e gêneros dentro da música erudita. “Nós teremos no repertório músicas desde o século XVI até os dias atuais, fazendo um passeio com compositores alagoanos, brasileiros e estrangeiros”, explicou Max Carvalho.
“Estamos convidando toda comunidade cultural de Alagoas e a sociedade de um modo geral para que, com as suas presenças, apoiem o IV Falame, que tem como objetivos principais democratizar e desmistificar a música de concerto, contribuir para a formação de plateia e inclusão social, promover e incentivar a descoberta de novos talentos musicais e colaborar com a longevidade da música de concerto”, acrescentou o presidente do Instituto de Cultura Ero Dictus, Benedito Pontes.