Um caso no mínimo intrigante foi divulgado nesta quarta-feira, 25, pela Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal). Uma pessoa se passando por funcionário da entidade está entrando em contato com os pacientes para agendar reunião com o setor de psicologia e, nos casos em que o paciente não pode comparecer, o falso funcionário marca a visita na sua residência.
A assessoria de comunicação da instituição conta que os primeiros casos ocorreram na semana passada, mas de forma isolada. No entanto, esta semana os casos aumentaram e os pacientes contam exatamente a mesma história. A Adefal destaca que muitos pacientes vêm do interior do Estado contando com esse agendamento de atendimento que não existe. Para o presidente da instituição, João Ferreira Lima, os pacientes estão diante de um golpista. “Estamos muito preocupados com esse fato. Não sabemos o intuito do golpe e tememos pela segurança dos nossos usuários”, alertou João Ferreira.
A assessoria também informou que foi aberta uma sindicância para apurar se as ligações foram realizadas através de algum dos telefones da instituição e nenhum indício foi encontrado. “Acreditamos que alguém está agindo de má fé. O real motivo para esses trotes não sabemos, porém, temos o dever de alertar todos os nossos usuários para esta situação e principalmente para que não agendem essas reuniões que eles pedem. Tememos que seja uma informa que esses golpistas estão utilizando para entrar na casa do usuário e realizar algum ato ilícito”, alertou João Ferreira.
O Alagoas 24 Horas questionou a instituição sobre o acesso do suposto golpista à agenda de pacientes. A assessoria informou que ainda não tem essa informação e que estão realizando uma campanha para que os pacientes contatados anotem o número da pessoa que efetuou a ligação e a partir desse registro será confeccionado boletim de ocorrência. A assessoria também orienta que os pacientes que receberam essa ligação registrem o caso da ouvidoria, através do telefone: 2121-8670.