Ação vai ocorrer às 8h, no Hospital do Açúcar, no bairro Farol, em Maceió
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) vai promover um mutirão para triagem de 52 alagoanos, com idade de 0 a 12 anos, que têm indicação para cirurgia do pé-torto, uma má formação congênita onde o membro se encontra contorcido. A ação irá ocorrer neste sábado (28), às 8h, no Hospital do Açúcar, localizado no bairro Farol, em Maceió.
Após a triagem, será agendado o procedimento e, posteriormente, pessoas de outras faixas etárias serão triadas para serem tratadas. No total há a estimativa de 150 pessoas com o problema, segundo informaram à Sesau as Secretarias Municipais de Saúde.
De acordo com a gerente de ações estratégicas da Sesau, Vera Mitomari, as mães que observarem o problema em seus filhos, recém-nascidos, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde ou contatar a Sesau, por meio do telefone (82) 3315-1140. O tratamento é baseado no estudo da anatomia funcional do pé e da resposta biológica de músculos, ligamentos e ossos às alterações de posicionamento.
“Solicitamos uma busca ativa aos municípios e nos informaram que 26 bebês com até dois anos de idade necessitam de cirurgia, além de 36 crianças de 3 a 10 anos de vida e 16 jovens de 11 a 20 anos. Os outros triados já estão na fase adulta. No entanto, a correção é mais complexa, uma vez que, após os 18 anos, a calcificação dos ossos já está completa”, explicou Vera Mitomari.