Categorias: Polícia

Agentes penitenciários prendem assaltante de ônibus e evitam fuga de presos no CODE

João Urtiga/Alagoas24horas

CODE

Uma equipe de agentes penitenciários do Comando de Operações Penitenciárias (COP) e Grupo de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit), conseguiram impedir a fuga de um suspeito de assalto a ônibus.

O fato aconteceu na noite do domingo (29) em um dos trechos da Avenida Siqueira Campos, no bairro do Prado, em Maceió.

Os agentes seguiam para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde estavam escalados para escoltarem reeducandos sob tratamento médico, quando foram chamados por pessoas que estavam em um coletivo da empresa Cidade de Maceió, que faz a linha Ipioca/Centro.

Nervosos, os passageiros relataram que haviam sido assaltados por um homem armado com uma faca. Com base nas descrições das vítimas os agentes iniciaram as buscas em ruas próximas até encontrarem Maxsuel Santos, que portava a arma do crime e a quantia de R$ 181 reais, tomado das vítimas.

Maxsuel foi entregue a uma equipe da Polícia Militar (PM), que encaminhou o acusado para o Complexo de Delegacias Especializadas (CODE), no bairro de Mangabeiras, enquanto os agentes seguiram para a missão no HGE.

Porém, logo ao chegarem no hospital os servidores do sistema prisional foram alertados que era necessário a presença da equipe no CODE a fim de serem ouvidos e a confecção do Boletim de Ocorrência (BO).

Atendendo à solicitação os agentes foram até o Complexo de Delegacias, onde após serem ouvidos ainda atenderam ao pedido do delegado de plantão para que realizassem, juntamente com os policiais civis de plantão, uma vistoria na carceragem do CODE, pois havia a suspeita de plano de fuga dos presos custodiados.

A atitude dos agentes penitenciários, nas duas ocorrências, foi motivo de elogios por parte dos passageiros do coletivo assaltado e dos policiais de plantão no CODE, uma vez que mesmo não sendo atribuições especificas dos servidores do sistema prisional, os agentes em nenhum momento recuaram na garantia da ordem pública.