Resultado da aplicação da Linha de Base vai subsidiar ações de melhorias nas áreas de saúde, educação e assistência
Técnicos do Projeto da Primeira Infância de Alagoas visitaram todos os seis municípios que integram a segunda fase de implantação do projeto para entregar aos gestores públicos o resultado da aplicação da linha de base. Esse diagnóstico apresentou o funcionamento dos serviços voltados aos cuidados de gestantes e crianças de 0 a 6 anos.
A linha de base consiste na aplicação de questionários junto aos prestadores de serviço e ao público alvo da primeira infância, como gestantes, educadores e profissionais da saúde. O resultado apresentado, por intermédio de indicadores nas áreas de saúde, educação e assistência social, servirá de subsídios para identificar os gargalos, embasar as ações de melhorias e mensurar os resultados.
Segundo a prefeita de São Luiz do Quitunde, Fernanda Cavalcante, com a apresentação da linha de base, todos os gestores municipais estarão mobilizados para atuarem em prol dos melhores resultados. “Antes não se pensava no atendimento às gestantes e crianças como deveria. Queremos melhorar, por isso estamos entre os seis municípios que aderiram ao projeto”, disse a Prefeita.
Para a primeira-dama de Pilar, Cecília Rocha, a linha de base é o pontapé inicial para garantir eficiência nos cuidados voltados à primeira infância. “Estamos trabalhando para mudar uma realidade. Diagnósticos como esses são de extrema importância. Não tenho dúvida que na próxima aplicação da linha de base os resultados mostrarão essa nova visão de cuidados com nossas crianças”, disse Cecília Rocha.
De acordo com o gestor intersetorial do Projeto da Primeira Infância, Antônio Pinaud, os municípios agora estão instrumentalizados e conhecendo todo o contexto do projeto. “Percebi um comprometimento dos gestores, que já garantiram que as próximas reuniões dos comitês locais serão baseadas nos resultados da linha de base. Salientei que é importante manter o trabalho nos pontos fortes, ao mesmo tempo em que terão que fazer ações imediatas em relação aos pontos fracos”, afirmou Antônio Pinaud.
As apresentações das linhas de base aos prefeitos e gestores municipais foram feitas por Antônio Pinaud e pelos pesquisadores do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), Ana Paula Clemente e Nacib Bueno. Integram a nova fase do programa os municípios de Pilar, Murici, São Luiz do Quitunde, Pão de Açúcar, Batalha e Teotônio Vilela.