A OAB Alagoas realiza nesta quarta-feira (08), às 16h, em frente à Sede Histórica da OAB, no Centro de Maceió, um Ato de Desagravo Público. O ato é em prol do advogado Everton Thayrones de Almeida Vieira, vítima de ação violenta, praticada por policiais militares durante uma abordagem numa blitz, ocorrida em uma estrada do Povoado Pé Leve, situado em Limoeiro de Anadia, Agreste de Alagoas. Ele foi algemado e teve o braço quebrado na ação considerada truculenta.
Estarão presentes no ato, a presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, demais membros da Diretoria da Ordem, Conselheiros Federais e Seccionais, integrantes da Diretoria de Prerrogativas da OAB Alagoas. Também está em Maceió para participar do ato o presidente Nacional de Defesa das Prerrogativas, Jarbas Vasconcelos.
O pedido de desagravo ao advogado foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) durante sessão ordinária no último dia 27 de outubro.
O Desagravo Público é uma medida efetivada na defesa do advogado que tenha sido ofendido no exercício da profissão ou em razão dela. É um instrumento de defesa dos direitos e das prerrogativas da advocacia. Este Instrumento de Defesa, está previsto, no inciso XVII, do artigo 7. Da Lei n. 8.906/1994, Estatuto da Advocacia – EAOAB.
Leia também: Militares acusados de agredir advogado têm prisão decretada
Policiais do 3º Batalhão ameaçam aquartelamento