Categorias: Política

Declaração de professor universitário sobre shopping causa polêmica em Alagoas

Reprodução

Post escrito pelo docente

Um post de um professor universitário está gerando polêmica nas redes sociais e já ‘ganhou’ a imprensa em Arapiraca, cidade a 120 quilômetros da capital alagoana. O professor Antonio Barbosa Lúcio, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), faz uma ‘crítica fina’ à administração do Arapiraca Shopping Garden, que é acusada de aumentar abusivamente o valor do estacionamento, fato que resultou em autuação por parte do Procon/AL.

Em sua página pessoal, com vários posicionamentos políticos, o professor, que está afastado das suas funções para tratamento de saúde, afirma que à lógica mercantilista do centro de compras não interessa “pobre que comprou carro em 60 meses” ou “que ocupa a praça de alimentação para comprar uma água”.

Antonio Lúcio produziu um texto repleto de ironias, que não parece ter alcançado a maioria dos seus interlocutores, uma vez que alguns deles parecem entender que o professor está manifestando apoio ao shopping. O post vem sendo replicado indiscriminadamente e descontextualizado. Leia, acima, o post na íntegra.

A reportagem do Alagoas 24 horas entrou em contato com a assessoria da Uneal, que informou não ter autorização do educador ou da família para fornecer seu contato telefônico. A assessoria afirma, ainda, que Antônio Lúcio “sempre foi cumpridor dos seus deveres profissionais e é um dos docentes mais respeitados pelos estudantes”. Sobre o post, a assessoria disse que a Uneal não opinião acerca da liberdade de expressão dos servidores fora do ambiente de trabalho.

Sobre a polêmica do shopping

A reportagem ainda tentou contato com a assessoria de marketing do shopping, mas não obteve êxito. A assessoria de comunicação, no entanto, explicou que o shopping oferece um serviço diferenciado, com segurança, estrutura e vigilância e que o valor de R$ 12/diária foi alterado para atender os custos.