Militares do Batalhão de Policia Ambiental (BPA) resgataram no último domingo (19), 169 pássaros silvestres que estavam sendo comercializados em feiras livres nos bairros da periferia de Maceió.
A ação é resultante do patrulhamento dos policiais pelos bairro do Benedito Bentes, Levada, Jacintinho e Tabuleiros dos Martins.
As aves, de diversas espécies, entre elas Sete Cores; Galo de Campina; Periquito do Sertão; Rolinha; Fogo Apagou; Guriatan; Garibaldi; Pinta Silva; Papa Capim e Extravagante, que estavam sendo comercializadas, foram recolhidas e encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama para avaliação e tratamento.
Nas abordagens não foi possível identificar os comerciantes, por isso ninguém foi preso.
O crime de comercialização ilegal está previsto no Art. 29 da Lei n° 9.605/98, com pena fixada em detenção de seis meses a um ano, além de multa de R$ 500 por exemplar. Se a espécie estiver em extinção, a multa aumenta e vai de três a cinco mil reais.
Denúncias a respeito de venda e compra ilegal de animais silvestres ou outros crimes ambientais podem ser denunciadas à Polícia Militar pelos telefones: 3201-2000, 3315-4325 e 98833-5879.