Categorias: Futebol

Após 16 anos, Flamengo joga para voltar à final

ESPN

ESPN

O Flamengo está a um empate de chegar à final da Copa Sul-Americana após 16 anos de sua última decisão continental. Mesmo uma derrota por um gol diferença, desde que faça mais do que dois gols (3 a 2, 4 a 3 e assim por diante), também servirá para eliminar o Junior Barranquilla no confronto desta quarta-feira, na Colômbia, pela semifinal, uma vez que venceu no Rio de Janeiro por 2 a 1.

Desde 2001, quando decidiu a extinta Copa Mercosul contra o San Lorenzo, a equipe carioca não disputa uma final continental. Naquele ano, apesar de ter jogadores como o goleiro Júlio César, o zagueiro Juan e o meia Petkovic, além do veterano Jorginho, perdeu a taça nos pênaltis, em Buenos Aires.

De lá para cá, o melhor resultado em uma competição continental é exatamente a atual campanha na Copa Sul-Americana.

A estreia foi na segunda fase, quando eliminou o Palestino-CHI. Depois passou pela Chapecoense, nas oitavas, pelo Fluminense, nas quartas, e chegou à semifinal.

Entre a decisão em 2001 e a semifinal atual, o Flamengo não tem muito do que se orgulhar das campanhas que fez em torneios continentais.

Não constam títulos, vices nem participações em  semifinais. Pelo contrário, há resultados vexatórios, como a queda na fase de grupos da Libertadores deste ano. Confira abaixo o desempenho do Flamengo em torneios continentais.