Com a aproximação das festividades de Natal e Ano Novo, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) dá continuidade às ações para ordenamento do Centro da cidade. Nesta sexta feira (1º), as equipes de fiscais de posturas, com o apoio da Guarda Municipal, ganham reforço e percorrem as ruas do Comércio e adjacências para coibir o comércio ilegal de mercadorias e a obstrução de vias e passeio público.
Em setembro, foi publicada a portaria nº 096/2017 estabelecendo a proibição do comércio de mercadorias fora dos locais designados pela administração pública e sem a respectiva autorização. Tambem está proibida a circulação de carrinhos ambulantes, com tração humana ou animal, no centro da cidade e em seu entorno. Alem disso, os ambulantes não podem comercializar produtos sem origem comprovada e sem a nota fiscal.
O secretário, coronel Ivon Berto, destacou que no fim do ano o movimento na região aumenta consideravelmente, com a própria população de Maceió e mais as pessoas que vêm de outras cidades para encontrar mais opções e preços menores. “Essas pessoas precisam de um Centro ordenado, seguro e atrativo para realizarem suas compras. Há espaço para todos: lojistas e ambulantes, porém é necessário andar dentro da Lei, e o Ccódigo de Posturas precisa ser obedecido. Temos nos reunidos com as entidades representativas dos lojistas e feito um trabalho de conscientização com os ambulantes em vários momentos”, ressaltou.