Dois acidentes ocorridos recentemente com vítimas fatais em obras chamaram a atenção da Auditoria Fiscal do Trabalho, órgão ligado a Superintendência do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. Os casos aconteceram na parte alta da cidade e envolveram andaimes que foram instalados em construções sem a devida segurança para o trabalhador.
O primeiro acidente ocorreu no Loteamento Durville, no bairro Colina dos Eucaliptos e o outro caso registrado foi a de um pintor no conjunto Santos Dumont.
Segundo o Auditor Fiscal do Trabalho, Alexandre Sabino, é importante que a sociedade esteja atenta as normas de segurança para evitar esse tipo de ocorrência. “Estamos investigando os motivos destes acidente, tudo indica que que os andaimes não estivessem montados de acordo com as normas de segurança.”, disse Sabino.
Alexandre Sabino revelou que como esta época do ano todos querem embelezar as fachadas de prédios e casas, utilizam muitos andaimes e é necessário seguir os itens de segurança. “Para utilizar andaimes é preciso que que o piso esteja forrado completamente, em uma superfície rígida e plana, escada de acesso e para os trabalhadores é indispensável o uso de cintos de segurança, guarda corpo para evitar quedas e mortes.”, falou o auditor.
Outro ponto levantado pelo auditor fiscal é que os andaimes fiquem longe de redes elétricas. “Embargamos algumas obras em 2017 por este motivo. Os andaimes tem que ficar distantes de fiações para evitar choques e morte de trabalhador por eletrocussão.”, finalizou Sabino