O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” permanecerá atracado no porto de Maceió no período de 22 de dezembro de 2017 a 3 de janeiro de 2018. A estadia do navio em Maceió tem como objetivo o abastecimento de gêneros, água e combustível, além de descanso da tripulação, após ter trabalhado durante três pernadas, totalizando 47 dias de mar, nas águas do Oceano Atlântico Sul e Norte, realizando a Comissão PIRATA BR XVII.
Na comissão em referência, após a desatracação do porto sede, no Rio de Janeiro-RJ, o “Vital de Oliveira” atracou anteriormente nos portos de Fortaleza-CE e Natal-RN.
O projeto PIRATA (Prediction and Research Moored Array in the Tropical Atlantic) é uma iniciativa de instituições científicas do Brasil, Estados Unidos e França, com a finalidade de estudar as interações entre o oceano e a atmosfera no Atlântico Tropical relevantes para a compreensão da variabilidade climática regional em escalas sazonais, interanuais e de período mais longo, por meio de uma rede de boias meteoceanográficas, as quais medem parâmetros meteorológicos à superfície e oceanográficos, desde a superfície até a profundidade de 500 metros; o Brasil é responsável pela operação, rodízio e manutenção de oito dessas boias, dispostas desde a latitude de 15º N até 19º 30′ S, na altura da cidade de Vitória – ES.
A obtenção do “Vital de Oliveira” é decorrente de um Acordo de Cooperação firmado entre a Marinha do Brasil (MB), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC); a PETROBRAS; e a VALE, assinado em 20 de setembro de 2012.
O Objeto do Acordo de Cooperação foi a ampliação da infraestrutura existente no País, por meio da aquisição de um navio, sua equipagem e equipamentos necessários à pesquisa científica, tendo emprego no monitoramento e caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental de áreas oceânicas estratégicas, para a exploração de recursos naturais, com ênfase nos recursos minerais, óleo e gás, ampliando a presença brasileira no Atlântico Sul e Equatorial.
A empresa norueguesa Northern Research Shipping (NRS) foi contratada em 07 de junho de 2013, para construir o Navio. As obras foram conduzidas no estaleiro Hangtong, em Xinhui, China, enquanto a instalação dos equipamentos científicos ocorreu no estaleiro ST Marine, em Singapura. Em 24 de março de 2015, o Navio foi entregue à Marinha do Brasil.
Equipado com 28 equipamentos científicos, o NPqHo “Vital de Oliveira” tem a capacidade de mapear dados da atmosfera, oceano, solo e subsolo marinhos, possibilitando um melhor conhecimento das riquezas de nossa Amazônia Azul.
O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” – H 39 – é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Capitão de Fragata (post mortem) Manuel Antônio Vital de Oliveira, natural de Recife, o qual teve seus trabalhos hidrográficos reconhecidos mundialmente, honrando o Brasil, sendo condecorado em diversos países. Vital de Oliveira deu tudo quanto pode um homem dar ao seu país: inteligência, cultura, dedicação, seu sangue e sua própria vida.
Características principais
| Equipamentos científicos – Ecobatímetros multifeixe (EM122 e EM710) / monofeixe (EA600) – Perfilador de subfundo (SBP120) – Sonares de varredura lateral (5000V2) – Lanchas hidrográficas com ecobatímetro multifeixe (EM2040) – Perfiladores de corrente (ADCP) – Sistema de monitoramento de ondas e correntes (WaMoS II) – CTD/Rossette, U-CTD, XBT, MVP300 – Termossalinógrafo e salinômetros – Monitoramento de pCO2 – Redes de plâncton – Veículo operado remotamente (ROV) para operação até 4.000 m de profundidade – TV Grab, piston corer, box corer e Van Veen – Gravímetro e Magnetômetro – Estação meteorológica automática (AWS430) – Sistema de lançamento de radiossondas (MW41) |