A maternidade do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes – HUPAA-UFAL suspendeu desde a tarde desta terça-feira (19), novas internações de gestantes, devido à superlotação. A unidade chegou a ter seis recém-nascidos além de sua capacidade.
De acordo com a assessora de gabinete do hospital, Juliana Enders, a superlotação acontece devido à especialidade da unidade, que é a única – junto com a Maternidade Escola Santa Mônica – a atender gestantes de alto risco em todo o estado. Ela explicou que a medida foi necessária para não colocar em risco a saúde de gestantes e bebês já internados.
“As gestantes que vêm para o HU, vêm encaminhadas pela Central de Regulação de Leitos do estado. Elas precisam desse atendimento, mas não podemos colocá-las em risco. Por esta razão, decidimos suspender novas internações, até que surjam novas vagas”, explicou Juliana.
A assessora disse ainda que a direção do hospital está trabalhando para que novas vagas surjam, sejam através de altas hospitalares ou com transferências para outras maternidades. “Nós já conseguimos a transferência de dois bebês. Uma outra pode acontecer a qualquer momento e uma segunda criança deve receber alta em breve”, completou.
A maternidade aguarda também a disponibilidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para realizar outras transferências.
A Unidade de Terapia Intensivo (UTI) Neonatal do hospital tem capacidade para dez leitos, e hoje mantém internadas 14 crianças. Não há previsão para que novas internações voltem a ser realizadas.