Café Cultural reúne autores com livros sobre os 200 anos de Alagoas

Arquivo PessoalAna Claudia Laurindo (à esq) e Odilon Rios (à dir) durante lançamento dos livros.

Ana Claudia Laurindo (à esq) e Odilon Rios (à dir) durante lançamento dos livros.

O jornalista investigativo Odilon Rios e a socióloga Ana Cláudia Laurindo apresentam, na tarde desta sexta-feira (22), no Café São Brás, no Maceió Shopping, dois livros que lançam um olhar acadêmico e investigativo sobre os 200 anos de Alagoas.

A primeira obra, escrita por Ana Cláudia Laurindo, intitulada de “Hibridismo Cultural Alagoano: O Barro de Onde Viemos” , faz uma crítica psicológica, social e antropológica que analisa os diversos povos que por aqui chegaram, entre africanos, índios, holandeses, portugueses e fugitivos da Europa, de modo a entender o fenômeno que é a nossa alagoanidade. O livro é fruto de uma pesquisa acadêmica da autora.

Lançada na última sexta-feira (15), a obra contou com outro lançamento simultâneo: “Alagoas, Poder e Sangue (1817-1847)”, escrito por Odilon Rios. Nesse trabalho investigativo, o jornalista revela bastidores da vida de personagens influentes na sociedade alagoana – desde donos de engenho até políticos, de modo a traçar um perfil de cada um deles com histórias que contrastam com a posição que tinham na época.

“Em Alagoas Poder e Sangue, eu recorri a documentos do arquivo público em que mostram histórias como se fossem surreais, mas que na verdade foram reais. Por exemplo, tem padre envolvido com pistolagem, onde os filhos dele embarcam em um plano de vingança, até a história de um juiz assassinado que detinha um romance com várias mulheres casadas em Atalaia”, diz Odilon Rios.

Serviço:

Odilon456576

O quê: Café Cultural – Café São Brás, Maceió Shopping
Quando: sexta-feira (22)
Horário: 17h30
Entrada: gratuita
Custo dos livros*: R$ 35 – “Hibridismo Cultural Alagoano: O Barro de Onde Viemos”, R$ 30 – “Alagoas, Poder e Sangue (1817-1847)”

* Todas as obras podem ser adquiridas na BêaBá Livraria, localizada na Rua Professor Ângelo Neto, no Farol.  82 3336-8277

Veja Mais

Deixe um comentário