As placas do projeto Nossa Praia, retiradas na última terça-feira (26), retornaram à orla de Maceió na manhã desta sexta-feira (29). Ao todo são 12 equipamentos mantidos pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e que informam a população para a necessidade de conscientização sobre a reciclagem.
Instalados desde este ano, as placas fornecem sacos plásticos onde os turistas e ademais alagoanos podem depositar o lixo. “A gente tem o projeto faz três anos e uma das frentes dele são essas placas educativas instaladas desde o verão passado. Deixamos elas vinculadas aos ambulantes e barraqueiros”, diz o presidente do IMA, Gustavo Lopes.
Saiba mais: Prefeitura retira placas educativas da orla de Maceió
A retirada do material ocorreu em cumprimento a uma norma do Ministério Público Federal (PMF) que cobra uma prévia autorização da campanha junto a Secretaria Municipal de Controle e Convívio Social (SMCCS). “No nosso entendimento não havia necessidade de autorização para esse tipo de ação, a secretaria não notificou a gente e já foi retirando, mas recebemos um forte apoio popular o que se tornou positivo”, diz o presidente.
O impasse foi solucionado nos últimos dois dias, o IMA obteve a documentação e foi autorizado novamente a recolocar a placa. “Foi chato, mas foi também importante porque de uma amplitude bem maior do projeto pois todos noticiaram isso”, comemora o presidente.
Com isso, o IMA pretende ainda ampliar de 12 para 19 o número de placas na orla de Maceió. No restante do estado serão 80 instaladas em diversos pontos de praia.