A Praia Francês, um dos principais cartões-postais do litoral sul do Estado, enfrenta sérios problemas com a coleta de lixo doméstico. Em entrevista ao Alagoas 24 horas, moradores da localidade afirmam que não há coleta regular desde o dia 27 de dezembro, provocando o acúmulo de lixo nas portas das residências e em vias públicas.
Os moradores afirmam, ainda, que o lixo já provocou o surgimento de animais peçonhentos como baratas e escorpiões.
A localidade, que pertence ao município de Marechal Deodoro, na região metropolitana de Maceió, está realizando processo licitatório para contratação da empresa que será responsável pela coleta do lixo. A nova empresa deve começar a atuar depois do carnaval.
Em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Marechal Deodoro, a reportagem foi informada que de fato houve deficiência no período entre o Natal e o Réveillon, no entanto, a coleta já teria voltado à normalidade.
A Prefeitura de Maceió encaminhou a seguinte nota ao Alagoas 24 horas:
A Prefeitura de Marechal Deodoro informa que sofreu uma deficiência na coleta de lixo nos primeiros dias do ano devido a grande demanda após as festas de Réveillon, realizada em vários pontos do município. Entretanto, logo no dia primeiro de janeiro a Superintendência de Serviços Públicos iniciou um grande mutirão na Praia do Francês, que foi finalizado nessa terça-feira, quando foram recolhidos aproximadamente 10 toneladas de lixo. Mesmo com a distribuição de lixeiras, muitos resíduos ficaram espalhados na areia e calçadão da orla, onde concentramos todas as ações para deixar a Praia Limpa.
A Prefeitura informa ainda que o processo licitatório está seguindo o trâmite normal. Uma das empresas concorrentes entrou com um pedido de suspensão da data de uma das sessões e a justida concedeu liminar à época. A data da nova sessão foi remarcada e a mesma empresa tentou cancelar novamente, mas o pedido foi negado pela justiça.
A Prefeitura de Marechal Deodoro preza pela transparência e respeito ao dinheiro público.