Categorias: Maceió

Tradição: Maluco Beleza leva alegria e descontração às ruas do Farol

Déborah Moraes / AL24Horas

Bloco Maluco Beleza

Centenas de pacientes, funcionários e familiares foram às ruas de Maceió na tarde desta quinta-feira, 1º, para o desfile do tradicional bloco Maluco Beleza, do Hospital Escola Portugal Ramalho. Comemorando a 27ª Edição no carnaval de Maceió, o clima é de alívio após o afastamento da possibilidade do fechamento da unidade hospitalar.

O gerente-geral do Hospital, o psiquiatra Audenis Peixoto, um dos mais animados, falou das boas notícias e disse apenas querer “curtir o carnaval e dar continuidade ao trabalho, com dedicação e alegria”.

Neste ano o bloco teve o tema: “Sou louco porque vivo numa sociedade que não merece minha consciência“. Puxando os foliões, o coordenador do setor de Recreação, o psicólogo João Alves, falou da importância de se tratar com respeito e vencer o preconceito contra os pacientes psiquiátricos.

Tradicional no bairro do Farol, dezenas de moradores saíram às ruas para acompanhar o frevo tocado em um trio elétrico. A empregada doméstica Rosiele Cristina, que trabalha em um prédio na região, disse que todos os anos acompanha o desfile. “Eu acho bonito. Marca o nosso carnaval. E é importante pros próprios pacientes. Eles ficam tão alegres. É bonito de ver”, disse.

Além da corda, onde os pacientes seguem juntos com funcionários e familiares, um micro-ônibus foi disponibilizado para levar aqueles que têm problemas de locomoção. O bloco contou ainda com alegorias, estandartes e a presença de bois-bumbás e grupos de percussão.

O ‘Maluco Beleza’ foi criado como uma forma de reinserção social para os pacientes e uma alternativa bem humorada para  acabar com conceitos pré-estabelecidos pela sociedade, mostrando que portadores de transtornos mentais também são capazes de participar e realizar tarefas cotidianas.

Uma viatura da  Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT) e uma guarnição Força Tarefa garantiram a segurança das pessoas que saíram no bloco e ajudaram a ordenar o trânsito na região.