O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), afirmou na manhã desta quinta-feira (8) que nesta sexta-feira (9) irá decidir se autorizará ou não o reajuste da passagem de ônibus para R$3,80 que foi aprovada pelo Conselho de Municipal de Trânsito (CMT).
“Ontem eu estava em Brasília no momento em que aconteceu a reunião. Mas irei me reunir ainda hoje com o superintendente da SMTT, para até amanhã informar se o valor será esse mesmo e a partir de quando começará a valer”, afirmou.
Rui disse ainda que considera caro o valor das passagens de ônibus em Maceió, mas admite que o sistema de transporte urbano da capital depende exclusivamente da tarifa e com o aumento combustível e reajustes no salários dos rodoviários acabam determinando o reajuste.
“Se fôssemos falar em justiça, certamente nenhum valor seria justo, que é caro para a maioria da população. Mas sabemos que o sistema de transporte depende da tarifa. Como não temos subsídio, a única fonte de custeio é a tarifa. Seria fácil ficar com populismo e jogar para a justiça decidir. Mas isso é responsabilidade nossa e temos que negociar da melhor forma. Daqui a pouco vem reajuste dos rodoviários. Entendemos ambos os lados, tanto o sistema como os passageiros e temos que tentar achar um meio termo”, explicou Rui.
Palmeira também revelou que nenhum reajuste será concedido antes do início da integração total dos ônibus, que entrará em vigor na próxima segunda-feira (12).
“Não haverá reajuste até a integração total está em vigência. Isso vai ajudar quem mora mais longe e entramos num consenso para reajustar apenas quando haver a integração”, finalizou.