Ele é antioxidante, anti-inflamatório e ainda ajuda a combater os sintomas da TPM. O Bem Estar desta quinta-feira (1) mostrou todos os benefícios do chocolate! A nutricionista Danielle Fontes contou qual o chocolate ideal e quanto a gente pode comer e o psiquiatra e consultor Daniel Barros explicou os efeitos do chocolate no cérebro.
O chocolate não é exatamente um antidepressivo, mas ele dá prazer. Por isso, ele é a salvação de muitas mulheres que estão na TPM. O cacau, base do verdadeiro chocolate, estimula a produção de substâncias fundamentais para o bom humor. “O chocolate é rico no aminoácido, que é o triptofano. Quando absorvido, ele leva à produção de serotonina, que gera prazer”, explica o endocrinologista Márcio Mancini.
Mas para isso, ele precisa ter mais cacau do que qualquer outro ingrediente! Quanto mais amargo, melhor. Não adianta se jogar no chocolate ao leite, como lembrou a nutricionista. Veja as vantagens e desvantagens de cada tipo de chocolate:
O chocolate com alta concentração de cacau tem efeitos anti-hipertensivos, anti-inflamatórios, propriedades antioxidantes, atividades antiplaquetárias e melhora da função vascular.