O governador Renan Filho (PMDB) anunciou, na manhã desta quinta-feira (1º), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, a abertura de 26 novos leitos na Maternidade Escola Santa Mônica.
A medida, que acontecerá já na próxima semana, foi uma determinação do Ministério Público Estadual (MPE) e do Ministério Público Federal (MPF), e pode ser julgada como determinante para suprir a carência de leitos neonatais no Estado de Alagoas.
Durante a solenidade no Centro de Convenções, o governador lembrou a grande demanda de leitos neonatais que encontrou quando assumiu o governo. “Há quatro anos encontramos a Santa Mônica fechada e as mães não tinham onde recorrer. A maternidade e seus corredores eram superlotados. Agora isso muda, é uma grande mudança para Alagoas”, disse Renan.
A abertura dos novos leitos também será importante para atender parte da demanda do Hospital Universitário (HU), onde havia um histórico de superlotação e de incapacidade para atender a grande quantidade de bebês.
Projeto Ponte
O governador Renan Filho destacou também a abertura de 127 novos leitos para o Hospital Geral do Estado (HGE) como um dos grandes programas da saúde pública estadual na semana. “Isso irá auxiliar e reduzir o tempo de permanência do cidadão no hospital, que pode ser transferido rapidamente para outro hospital e ter os cuidados necessários. Esta medida irá ampliar a capacidade do HGE”, concluiu.