Reflorestamento teve inicio nesta sexta (02) e deve ter continuidade na segunda quinzena de Março.
Um projeto da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SEMDS) deu início nesta sexta-feira (2) o reflorestamento do antigo lixão de Maceió, localizado no bairro de Cruz das Almas. O lixão, desativado desde 2010, funcionava no local há mais de 40 anos como abrigo para os resíduos sólidos produzidos em toda capital.
Durante a ação, que marca a primeira etapa da revitalização ambiental no local, cooperativas de catadores com sedes próximas à área, moradores do entorno e crianças que estudam em uma creche na região plantaram cerca de 500 mudas de árvores de grande porte, como Ipês, Eucalipto e Pau-Brasil.
O processo terá continuação na segunda quinzena de março, quando mais árvores serão plantadas e as primeiras melhorias na infraestrutura serão realizadas.Dona Maria José, que mora na região e trabalhava no lixão, comemorou a realização do projeto e destacou a importância da iniciativa para a população. “Acredito que vai ficar muito bom, é um espaço maravilhoso e vai beneficiar não só quem mora por aqui, mas também quem vem de fora conhecer nossa cidade”, disse.
O prefeito Rui Palmeira falou que ainda não há prazo para conclusão, mas que a intenção é que tudo fique pronto o mais rápido possível. “O projeto para o futuro é que essa área se torne um parque, nossa ideia é conseguir parcerias e trazer a iniciativa privada para que tudo seja feito da melhor forma possível para a população”, disse o prefeito.
Quando questionado sobre a manutenção da área, uma vez que o projeto for concluído, Palmeira frisou que “a prefeitura sozinha não tem condições de dar manutenção nas áreas públicas da cidade e a iniciativa privada tem papel fundamental no processo”.
Mirante
A prefeitura também planeja revitalizar o mirante que havia no local, devido à ótima vista proporcionada pela elevação do terreno do antigo lixão. A estrutura havia sido depredada por ações de vândalos e, junto com o reflorestamento, Rui Palmeira deve proporcionar uma reconstrução do mirante.