Categorias: Saúde

Santa Casa “veste-se” de vermelho em alerta ao coração das mulheres

Semana de Cuidado do Coração da Mulher realiza palestras e ações educativas, inclusive nesta terça (06) em maternidade 100% SUS no Poço

Divulgação

Santa Casa

Na semana em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, a Santa Casa de Maceió volta suas atenções para a saúde do coração feminino com o lema: “O coração da mulher é capaz de amar sem medidas. Vamos mantê-lo saudável”.

Ao aderir à campanha “Go Red For Women” (use vermelho pelas mulheres), a instituição organizou a Semana de Cuidado do Coração da Mulher realizando uma série de palestras, rodas de conversa e panfletagens na instituição.

O principal convite é que no dia 8 de março todos se vistam de vermelho em apoio à campanha.

No Brasil, 30% dos casos de mortalidade entre homens e mulheres são provocados por doenças cardiovasculares (infarto do miocárdio e derrame cerebral) e apenas 10% por causa do câncer.

A diferença se deve às políticas governamentais e campanhas de prevenção focadas no câncer, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul. A campanha  “Go Red For Women” buscar trilhar este caminho de conscientização e adesão da sociedade.

Os fatores de risco para o coração formam uma cadeia de hábitos nocivos que adotamos no cotidiano, onde um acaba levando ao outro. Na base está o sedentarismo e a alimentação ruim, que levam à obesidade e que, juntos ou separados, levam aos três principais inimigos do coração: hipertensão, diabetes e dislipidemia (colesterol alto). O quarto inimigo é o tabagismo.

“Prevenindo esses fatores de risco, a mulher protege o seu coração e pode viver mais e com melhor qualidade de vida”, enfatizou a médica Alayde Rivera.

Confira a programação completa:

05 de março – 15h – Grupo de Envelhecimento Ativo – Auditório do Centro de Estudos da instituição

06 de março – 15 horas – Santa Casa Nossa Senhora da Guia, no Poço

07 de março –  15 horas – Santa Casa Farol

08 de março – 15 horas – Santa Casa sede

09 de março – 9h às 14h – panfletagem e roda de conversa na unidade Diagnósticos Santa Casa