Público feminino prefere games de estratégia (48,9%) e aventura (38,9%)
Considerado o 13º mercado mais importante do mundo dos games e o principal da América Latina, o Brasil movimentou US$ 1,3 bilhão em jogos em 2017 segundo a Newzoo, empresa mundial de pesquisa na área de games. O país tem cerca de 66,3 milhões de gamers e 41% deste público é formado por mulheres.
Dados da Pesquisa Game Brasil de 2017 dão uma perspectiva mais positiva para o público feminino e pontuam que, desde 2016, mulheres gamers são maioria neste universo (53%). Destas, cerca de 59% são jogadoras casuais, e dedicam entre 1h e 3h por semana à atividade, e cerca de 53,3% preferem os dispositivos móveis. As categorias preferidas envolvem estratégia (48,9%), aventura (38,9%) e cartas (36,1%). Cerca de 44% das mulheres jogam no Facebook e 50% buscam novidades de aplicativos e jogos para baixar nas redes sociais.
A Pesquisa Game Brasil 2017 foi realizada pela SIOUX, agência de tecnologia interativa, pela Blend New Research, empresa de pesquisa especializada em consumo, e pelo núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital da ESPM. Realizada com 2.947 pessoas de diversos estados e do Distrito Federal, a pesquisa aponta ainda que 67% dos gamers têm entre 25 e 54 anos e que 59% têm preferências por jogos online que envolvem diversos adversários ou competidores.
Áreas de Atuação e Bolsas de estudo
O universo dos games não é só diversão. Longe da brincadeira, há profissionais que se dedicam a pesquisas sobre o tema. Se você pensa em exercer a profissão, é importante conhecer quais são as áreas de atuação. Cursos técnicos, cursos livres, cursos de graduação ou de especialização permitem adquirir qualificação em áreas em Design de Games, Jogos e Animação Digital, Jogos e Jogos Digitais. Mas qual a diferença entre elas?
Design de Games
O curso de Design de Games está disponível na graduação, nas formas de bacharelado e de curso superior de tecnologia. Além da diferença no tempo de graduação, o bacharel desenvolvedor de jogos participa de todos os processos por meio da criação e programação dos jogos. Já o tecnólogo fornece o suporte estratégico na criação.
Jogos
O curso de Jogos é direcionado para profissionais interessados no desenvolvimento de jogos e aplicativos móveis ou que desejam especializar-se na área. Os conteúdos ensinados envolvem Análise e Modelagem, Implementação de Jogos, Arquitetura de Jogos Digitais, Roteiro Audiovisual e Narrativas no Design.
Jogos Digitais
O curso superior de tecnologia em Jogos Digitais forma tecnólogos qualificados em fornecer suporte à criação de programas e em desenvolver jogos educativo com um direcionamento estratégico. O estudante aprende a lidar com ferramentas de informática, modelagem de personagens, plataformas de criação 2D e 3D e estuda disciplinas de Ciências Exatas, Computação Gráfica, Física e Matemática para Jogos, entre outras.
Jogos e Animação Digital
No cursos de Jogos e Animação Digital, o profissional aprende a criar personagens, maquetes e cenários detalhados por meio das técnicas de modelagem 3D e de animação mais recentes. Existem também pós-graduação em “Jogos E Animação Digital: Modelagem 3d, Game Design”, direcionado para estudantes graduados em Design, Publicidade e áreas afins.