Após tumulto na tarde de ontem (10), a retirada dos feirantes do bairro do Jacintinho, prevista para acontecer a partir das 13h de hoje foi suspensa. A secretaria de comunicação (Secom) da prefeitura de Maceió confirmou o adiamento e informou que a ação será realizada em data ainda não definida.
A atividade que daria início ao ordenamento da Feira do Jacitinho pegou os vendedores da região de surpresa. Eles alegaram saber sobre a retirada das barracas, mas achavam que ela só aconteceria após o feriado da Semana Santa, uma das épocas mais lucrativas para os comerciantes do local.
Neste sábado, representantes da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) estiveram no local para avisar sobre a retirada dos feirantes e a notícia deixou os ânimos acirrados. A assessoria da secretaria informou que vários encontros vinham sendo realizados desde setembro para explicar detalhes sobre como o processo aconteceria e para conscientização sobre os problemas causados pelo comércio realizado de forma irregular e fora do espaço adequado, como obstrução de vias, falta de segurança e de higiene para os próprios feirantes, clientes e pedestres e que não entendia a razão para a confusão.
A Secom de Maceió confirmou a suspensão dos trabalhos que seriam realizados hoje, mas não informou a razão para o adiantamento das atividades, que devem sim acontecer, mas ainda sem data definida.
Na tarde de hoje, o movimento nas ruas onde os feirantes ficam era tranquilo. Muitos feirantes já haviam fechado suas bancas, mas toda a estrutura usada por eles continuava intacta.
O ordenamento da Feira do bairro consistirá na retirada dos feirantes que ficam no entorno do mercado público do Jacintinho e na realocação deles para um espaço adequado ao comércio de seus produtos, deixando as vias livres para circulação dos pedestres e veículos.