Seguindo com a programação especial do Mês da Mulher, a Prefeitura de Maceió promoveu, na manhã deste sábado (24), mais um mutirão de ações em prol da saúde da mulher. A realização de consultas ginecológicas, mastologias, testes rápidos de HIV, vacinação e práticas integrativas como yoga e acupuntura foram disponibilizadas a população no PAM Salgadinho, no bairro do Poço, e na Unidade de Referência Dr. Ib Gatto Falcão, no bairro do Tabuleiro do Martins.
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que aconteceu no dia 08 deste mês, a Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da ação, chama a atenção para os cuidados preventivos que as mulheres devem manter periodicamente para a prevenção de doenças, buscando hábitos saudáveis e atualizando os exames médicos.
A diretora médica do PAM salgadinho, Marluce Moura, disse que o mutirão superou as expectativas. “Nós estamos vendo que as mulheres estão realmente procurando cuidar da saúde e não estão se acomodando. Hoje estamos realizando exames que, teoricamente, demorariam um pouco mais para serem feitos e podemos notar durante o atendimento que as mulheres estão satisfeitas”, comemorou.
O PAM Salgadinho está disponibilizando atendimentos em prevenção de citologia, consultas ginecológicas e de mastologia. Segundo a administração do posto de saúde, os profissionais se prepararam para receber um público estimado de mil mulheres.
A senhora Maria Gertrudes foi até o PAM Salgadinho sentindo fortes dores na coluna e disse que só após as sessões de yoga pôde aliviar o incômodo. “Tenho muitas dores na coluna e nas pernas, então, a yoga ajuda a alongar, e, consequentemente, aliviar a dor. Comecei a fazer agora a pouco, mas já estou sentindo a diferença”, afirmou.
Domingo
Neste domingo, o Mutirão de Saúde da Mulher acontece na Unidade de Saúde João Paulo II, no bairro do Jacintinho. No local serão disponibilizados atendimentos como coleta de citologia, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, vacinação, teste rápido (fluído oral), além de atividades educativas.
As ações de assistência voltadas para a prevenção de doenças e promoção da saúde da mulher se estendem até o dia 27/03.