Tradição entre os cristãos, o consumo de pescado durante a semana santa ganha mais um incentivo com a Feira do Peixe Vivo, que acontece hoje (28) e amanhã (29), no Parque da Pecuária, no Trapiche. As atividades foram iniciadas às 7h e prosseguem até às 13h e estão sendo comercializados pescados e mariscos de várias espécies.
A feira chega a sua quinta edição, atraindo cada vez mais público. Em 2017, foram comercializadas nove toneladas de pescado. O diferencial da feira, que é promovida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca de Aquicultura (Seagri), com apoio do Sebrae, é a aquisição de animais vivos, “pescados” em grandes tanques espalhados pelo parque.
Além da experiência de escolher o peixe ainda vivo, em tanques oxigenados, o consumidor contará com mais uma vantagem, irá comprar direto do produtor, o que barateia o preço do pescado. Quem for à feira irá encontrar espécies de peixe tilápia, tilápia vermelha, tambaqui, surubim, cavala, arabaiana e até pirarucu, um tradicional peixe amazônico.
Mas como nem só de pescado ‘vive’ a semana santa, o consumidor poderá adquirir, ainda, produtos da agricultura familiar como bredo, coentro, limão, coco, para assegurar a mesa farta.
Participam da Feira do Peixe Vivo produtores das Colônias de Pescas Z-16 do Trapiche da Barra, e Z-2, do Pontal da Barra. Produtores do Perímetro Irrigado de Boacica, e Lagoa do Retiro, do município de Junqueiro, além dos grupos Lagoa Escura Pescados, de Campo Alegre, Piscicultura DuBosque, de Junqueiro, e Unipesca de Piaçabuçú.