Categorias: Maceió

Dia do Livro Espírita leva população e turistas à orla de Ponta Verde

Assessoria

Assessoria

O movimento espírita de Alagoas se reúne neste domingo para comemorar o Dia do Livro Espírita, considerado a pedra fundamental do Espiritismo, uma das obras doutrinárias escritas por Allan Kardec, em 1857. A programação é desenvolvida desde o início da manhã na orla de Ponta Verde (na rua fechada e destinada ao lazer) e se estenderá até às 17 horas.

Estandes com livros de vários estilos literários com conteúdos baseados nos princípios espíritas (psicografados ou não), estão à venda no local, que terá apresentação de shows musicais, recitais, apresentação de teatro e palestras. O evento tem parceria da Federação Espírita do Estado de Alagoas.

Responsável pela realização do evento, Alessandro Lima ressalta que o objetivo é reunir representantes de toda a comunidade espírita alagoana para comemorar essa data festiva num clima de verdadeira fraternidade. “Nós aproveitamos também para levar a conhecimento público, através da oratória, da literatura e de diversas expressões artísticas, como canto coral, teatro, narração de histórias, entre outros, o que é e sobre o que trata a doutrina codificada por Allan Kardec”, explica ele.

A doutrina espírita tem conquistado adeptos em todo mundo por difundir as mensagens consoladoras de Jesus Cristo e seus ensinamentos morais para evolução da sociedade com “cidadãos do bem”. No país, são cerca de 7 milhões de espíritas, segundo estatística do IBGE anunciada no ano passado. Entretanto, o evento está aberto à população em geral, independente da orientação religiosa.

O médico, psicólogo, filósofo e presidente da Federação Espírita da Bahia, André Luiz Peixinho está entre os palestrantes na Orla de Ponta Verde. Além dele, a comunidade espírita apreciará a presença do conferencista, filósofo e psicólogo e diretor da instituição filantrópica Fundação Lar Harmonia, do Centro Espírita Harmonia e do Centro Espírita Casa de Redenção Joanna de Ângelis, em Salvador, Adenáuer Novaes.

Na parte cultural, a programação contará com a participação de artistas locais, a exemplo do tecladista Thércio Smith, do instrumentista Luiz Carlos Ângelo e da cantora brasiliense Elisabeth Lacerda. No Brasil, o dia 18 de abril foi legitimamente declarado “Dia Nacional do Espiritismo”, em 2007. Na oportunidade, houve as comemorações dos 150 anos do Livro dos Espíritos, de acordo com o Decreto Lei 291/07, de autoria da deputada federal pelo Ceará Gorete Pereira.