O cowboy que chocou internautas pela habilidade ao reagir e desarmar um criminoso creditou o ato corajoso a um “instinto de sobrevivência”, em entrevista ao jornal mexicano “El Universal”. O homem, que se identificou apenas como Reynaldo, de 54 anos, é o dono do açougue onde a cena foi gravada e revelou que sofre um assalto por mês no local.
A câmera de segurança do açougue Carnes Cares, em Monterrey, no México, registrou o momentm em que um bandido entra e se dirige ao caixa, por volta de 7h30 de segunda-feira. O assaltante aborda uma funcionária e depois aponta a arma para Reynaldo, que calmamente retira os óculos e espera por um vacilo do criminoso.
Duas empregadas chegam ao local sem saber do assalto e distraem o jovem, que se vira para trás. Reynaldo aproveita para se lançar contra o criminoso, desarmando-o. O acusado saca uma faca, mas o empresário consegue escapar dos golpes. Funcionários se juntam ao patrão e imobilizam o homem antes que ele fugisse.
“Pensei que, se não me daria um tiro ali, iria contra a mulher. Realmente não pensei e atuei, foi algo que não foi planejado. Foi instinto de sobrevivência”, destacou o cowboy, que diz não ter o costume de usar óculos.
Os funcionários do açougue entregaram o rapaz à polícia, e o dono registrou queixa. Reynaldo ressaltou ao diário mexicano que nunca teve aulas de defesa pessoal, mas reconheceu que lutou boxe na juventude. Mas o cowboy diz que ninguém deve seguir seu exemplo: como a frequência de assaltos no bairro é alta, costuma fazer reuniões mensais com os empregados e orientá-los a não reagir.
“Se vão levar mercadorias, que levem”, frisou Reynaldo.