As chuvas dos últimos dias reduziram para 49 os trechos próprios para banho de mar e rios em Alagoas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 27, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Conforme dados do boletim de balneabilidade do órgão ambiental, as amostras foram colhidas, nos dias 24 e 25 deste mês, entre as praias de Maragogi e Pontal do Peba, quando houve a incidência de chuvas nas 63 áreas analisadas.
Após a avaliação das amostras, os técnicos do IMA constataram que 14 trechos não estão balneáveis e outros 49 pontos permanecem em boas condições.
No litoral sul, quatro dos 22 pontos monitorados pelo IMA estão impróprios para banho. Em Maceió, quatro trechos das praias de Jatiúca, Avenida, Jacarecica e um na Foz do rio Pratagy, na Ponta da AL-101 Norte não estão liberados aos banhistas. Já no litoral norte, cinco pontos estão em desconformidade com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que regula os critérios de balneabilidade das praias brasileiras.
O IMA pede que os banhistas evitem o banho de mar e rio quando houver registro de chuvas e solicita que esperem um período mínimo de 48 a 72 horas para um mergulho. Também não é recomendado utilizar áreas adjacentes às galerias de águas pluviais e fozes de rios.
Confira os trechos próprios e impróprios para banho: