Projeto ‘Correspondência Alceu Amoroso Lima e Jorge de Lima’ aborda os 30 anos da amizade presencial e epistolar entre os escritores brasileiros
Com o intuito de valorizar a história e cultura de Alagoas, o projeto ‘Correspondência Alceu Amoroso Lima e Jorge de Lima’ aborda os 30 anos da amizade presencial e epistolar entre os escritores brasileiros.
A convite do Governo do Estado, por meio da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, o Prof. Dr. Leandro Garcia Rodrigues ministrará palestras nesta quinta-feira (3), às 19h, na Universidade Estadual de Alagoas, em União dos Palmares, e na sexta-feira (4), às 20h, no Centro Universitário Cesmac, onde vai expor sua análise das correspondências.
O crítico literário Alceu Amoroso Lima adotava o pseudônimo de Tristão de Ataíde ao se corresponder com o alagoano Jorge de Lima. A relação deles rendeu, aproximadamente, 200 cartas, que se tornaram objeto de pesquisa do Prof. Dr. Leandro Garcia Rodrigues. “Todas as cartas são inéditas, com um conteúdo relevante, inclusive com poemas inusitados no interior de muitas dessas cartas”, afirma.
Com experiência na área de Teoria da Literatura e Literatura Comparada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Leandro Garcia analisou a correspondência que, posteriormente, será consagrada em livro.
A segunda palestra do projeto acontece em União dos Palmares, terra natal do poeta Jorge de Lima, famoso por sua obra máxima ‘Invenção de Orfeu’. Os estudantes de Literatura estão empolgados para conhecer um pouco mais do seu conterrâneo.
Nilton Resende, professor adjunto de Literatura Brasileira da Uneal, acredita que é uma grande possibilidade para perceber a variedade dos modos literários e os diversos caminhos para se chegar até eles. “Acompanhar uma discussão sobre a relação entre Alceu Amoroso Lima e Jorge de Lima é, de certo modo, atentar para como a linguagem está intimamente ligada à história e à experiência de alguém”.