O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Otávio Leão Praxedes, assume interinamente o Governo do Estado a partir desta quinta-feira (17). A solenidade de transmissão do cargo terá início às 10h, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió.
O desembargador fica à frente do Executivo alagoano até 26 de maio, a pedido do governador Renan Filho, que entrará em férias.
De acordo com o artigo 104 da Constituição estadual, compete ao vice-governador substituir o governador em caso de impedimento ou na hipótese de vacância do cargo. José Luciano Barbosa da Silva alegou, no entanto, razões de ordem pessoal para não assumir o comando do Executivo. O presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Dantas Lima, também declinou do convite em razão de compromissos assumidos anteriormente.
No período em que Otávio Praxedes estiver ocupando o cargo de governador, a presidência do Tribunal de Justiça será exercida pelo desembargador Celyrio Adamastor Tenório Accioly, atual vice-presidente da Corte.