Uma idosa foi agredida com socos e tapas durante tentativa de assalto em frente à própria casa em Guarujá, no litoral de São Paulo. A situação revoltou os vizinhos da vítima, que ouviram toda a ação no fim de semana. Imagens obtidas pelo G1mostram a agressora, que já foi identificada, mas ainda está foragida.
A situação aconteceu na Rua Belo Horizonte, no bairro Pae Cará. Maria de Jesus Ribeiro, de 86 anos, voltava da padaria quando foi surpreendida pela criminosa. Nas imagens, é possível ver que ela surge andando atrás da idosa e, antes de agir, veste o capuz da blusa na tentativa de esconder o rosto.
Ela espera o momento em que Maria sobe na calçada e a puxa. Maria tenta se defender, mas é agredida nos braços e no rosto. Por fim, ela toma a sacola que a idosa carregava. É quando ela se desequilibra e cai no chão. Vendo que na sacola só havia pães, ela a solta e foge, segurando um capacete.
Segundo a neta de Maria, Ariane Cristina, de 30 anos, tudo aconteceu na frente da casa em que a avó mora. “Eu moro em cima, e ela em baixo. Ouvi o grito dela de socorro e saí na janela. Quando desci para socorrer minha avó, a mulher estava correndo e virando a esquina”, conta.
Ariane relata que no momento da confusão, a assaltante deixou cair uma carteira com documentos, o que permitiu a identificação. “Havia um RG da filha dela, que é autista, e um documento antigo de uma que ela usa para fazer assaltos na região”.
A mulher é moradora da comunidade Prainha. Testemunhas disseram que há quatro dias ela não era vista por lá, e que é dependente química. E da última vez que circulou pelas redondezas, inclusive, usava a mesma roupa do vídeo. Até agora, não se sabe o paradeiro da assaltante.
Agora, familiares de dona Maria se preocupam com a saúde da idosa. “Ela quebrou o dedinho de uma das mãos e fraturou uma costela, além de ser agredida com socos e tapas. Quando entramos no assunto, ela chora. Está abatida, psicologicamente abalada. É triste”, diz Ariane.
O caso foi registrado como tentativa de roubo no 2º Distrito Policial de Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá. A polícia afirma que trabalha para identificar e encontrar a assaltante para, assim, prendê-los.