Categorias: Maceió

ANP e Procon notificam postos de combustíveis de Alagoas

Reprodução

Reprodução

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizaram diversas fiscalizações em postos de combustíveis em Alagoas na manhã desta terça-feira (29). Garantir a qualidade do combustível e os preços justos são os principais objetivos das vistorias realizadas.

Ao todo, até o momento, mais de 150 denúncias foram feitas e 71 estabelecimentos já foram notificados pelos órgãos, sendo 38 deles apenas em Maceió. O intuito é que todos os postos do Estado sejam analisados para que o consumidor não seja prejudicado com combustíveis adulterados e preços abusivos.

O Diretor do Procon , Galba Neto, falou sobre o trabalho realizado pelo órgão no período de crises. “O que estamos fazendo é analisar com cuidado a composição do preço do combustível nos postos. Se houve um aumento, nós checamos se é de responsabilidade do estabelecimento ou da distribuidora. Se for o primeiro caso, o empresário precisa nos mostrar e justificar esse aumento”, explicou.

O proprietário de um posto de combustível no bairro Jatiúca reclamou publicamente que o fornecimento de combustíveis para o estabelecimento de bandeira branca, ou seja, que não vende exclusivamente produtos de uma das três grandes marcas no mercado, está prejudicado. “Todos os postos bandeirados sendo abastecidos e nós, que também pagamos funcionário, aluguel e impostos, não conseguimos combustíveis para os nosso clientes”, reclamou. “Isso favorece o monopólio da marca e do preço e com isso a população está sendo afetada”, concluiu.