É por meio do serviço militar que todo cidadão brasileiro aprende a defender a Pátria, trabalhando, durante quase um ano, dentro de uma Organização Militar da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.
Atualmente, o alistamento pode ser realizado pela internet, por meio do endereço eletrônico alistamento.eb.mil.br e, presencialmente, nas Juntas de Serviço Militar, órgão vinculado administrativamente à Prefeitura local.
O cidadão quando não se alista dentro do prazo deve pagar uma multa para regularizar sua situação militar, ou, caso não o faça, estará impedido de acessar determinados serviços públicos, entre os quais: obter a carteira profissional para ingresso como funcionário, empregado ou associado em instituição regular; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter passaporte e/ou renová-lo; e inscrever-se em concurso para provimento de cargo público ou assumir cargo público.
O alistamento online já está disponível na Plataforma de Autenticação Digital do Cidadão (Brasil-Cidadão), scp.brasilcidadao.gov.br.
Este programa governamental faz parte da proposta da Cidadania Digital e busca simplificar o acesso aos serviços públicos digitais, garantindo um cadastro único, seguro e eficaz ao cidadão.