Mais uma iniciativa em prol do desenvolvimento da economia local foi selada. Na tarde desta segunda-feira (18), no Palácio República dos Palmares, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) formalizou o repasse de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve).
O limite concedido à Desenvolve é de R$ 5 milhões para aplicação exclusiva dentro do Estado de Alagoas, mediante a liberação de crédito para empreendimentos locais, beneficiando principalmente os micros e pequenos empresários alagoanos.
Presente durante a assinatura do contrato, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, destacou a importância do acesso às linhas de crédito para que os alagoanos possam investir em seus negócios.
“Essa parceria representa uma grande oportunidade para que as empresas alagoanas, por meio do trabalho da Desenvolve, possam ter acesso ao crédito do Banco do Nordeste, que tem uma das taxas mais baratas do Brasil. Queremos que cada vez mais esse público encontre aporte no Governo de Alagoas, gerando assim mais renda e emprego para Alagoas”, afirma Rafael.
O contrato busca aumentar a captação de recursos para a Desenvolve, possibilitando o uso de crédito oriundo do FNE, que conta com as menores taxas do país, beneficiando os micro e pequenos empresários alagoanos, que têm faturamento anual de até R$ 16 milhões.
Na ocasião, o diretor-presidente da Desenvolve, Jorge Vieira, frisou que com o Convênio Alagoas apresentará novos resultados positivos.
“Esse recurso pode oferecer uma boa saúde financeira às empresas, fazendo com que elas se desenvolvam e gerem novas oportunidades de empregos. Nós temos um papel estratégico que é priorizar aqueles que estão na ponta do desenvolvimento”, afirma Jorge.
Já para o Superintendente Estadual do BNB, Pedro Ermírio, o atual cenário econômico do Estado favorece a atuação do banco. “A situação fiscal de Alagoas certamente é um dos fatores que e facilita o nosso trabalho no Estado, além de ser extremamente importante para o empresário. Queremos que a Desenvolve possa avançar com as operações de crédito com para esse público”, afirma Pedro.
Marcaram presença, ainda, na assinatura do contrato, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago; o presidente da Emater, Carlos dias, além de representantes do setor empresarial e bancário do Estado.