Durante o patrulhamento de rotina na àrea comercial do Jacintinho, na sexta-feira (29), agentes de proximidade do Ronda no Bairro prestaram socorro a um homem que caiu e feriu a cabeça. Por conta da chuva que caía no momento do acidente, o cidadão escorregou no chão molhado e a guarnição presenciou o acidente.
Imediatamente, os agentes do programa prestaram o primeiro atendimento e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel (Samu), que encaminhou a vítima para o Hospital Geral do Estado (HGE). O senhor, que preferiu não ser identificado, passa bem.
O Ronda no Bairro quebra paradigmas importantes e presta um serviço inovador e pioneiro à sociedade alagoana, existe para aproximar as pessoas dos agentes de segurança do Estado e humaniza essas relações.
Vai além do âmbito da segurança pública, interage com a população de seus territórios de atuação, cuida para que qualquer tipo de ocorrência seja solucionada ou encaminhada para os devidos órgãos e secretarias estaduais e municipais competentes, a fim de oferecer o melhor dos serviços públicos a moradores, comerciantes, frequentadores e turistas em seus perímetros de patrulhamento.
O efetivo do programa é voluntário, composto por militares da reserva e da ativa da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), do Corpo de Bombeiros Militares de Alagoas (CBMAL) e egressos das Forças Armadas. Todos passam por treinamento operacional e social, que envolve conceitos acerca dos Direitos Humanos, por exemplo.