Copa do Mundo

Entenda doença do goleiro Alisson, da seleção brasileira

Goleiro Alisson, da seleção brasileira, sofre com problema de pele (Foto: REUTERS/Hannah Mckay)

O goleiro Alisson Becker, da seleção brasileira, tem chamado a atenção fora dos campos por uma condição na pele que o deixa com o rosto avermelhado. Em recente coletiva de imprensa, ele até brincou quando perguntado se as manchas vermelhas no rosto o incomodavam: “Estou na puberdade”. Porém, não comentou qual seria exatamente o problema.

“É difícil firmar um diagnóstico sem saber a história pregressa dele… por uma foto tanto pode ser rosácea como acne. Não poderíamos diferenciar pela foto. Ambas tem eritema (vermelhidão), inflamação, pústulas (apesar de ser mais comum na acne) e podem ser exacerbadas com diversas situações”, explica Betina Stefanello, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Ela acredita que Alisson possa ter acne: “Seguindo a anamnese (entrevista do médico com o paciente) do médico da seleção, pois pode ter sido exacerbada pela suplementação lácteo-protéica e estresse.”

Tanto acne quanto a rosácea podem piorar com o estresse. Uma situação como a de Alisson na Copa do Mundo pode favorecer o aparecimento de ambos.

“Fator emocional é sempre um fator de influência em qualquer que seja a doença. A mesma célula que forma o sistema nervoso, forma a pele. Não tem como ser diferente… doenças dermatológicas sofrem influências emocionais, sim”, diz Stefanello.

Qual a diferença entre acne e rosácea?

A acne é um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos, já a rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica.

A acne costuma se apresentar mais comumente na adolescência, mas nas mulheres pode persistir por mais tempo. Já a rosácea é mais comum em adultos entre 30 e 50 anos.

O que é rosácea?

Uma doença vascular inflamatória crônica que afeta principalmente a pele do rosto em adultos entre 30 e 50 anos. A vasodilatação provoca vermelhidão na área afetada. A condição pode ser agravada por exposição solar, frio e vento, que deixam a pela ressecada.

É mais frequente em mulheres, mas atinge muitos homens e, neles, o quadro tende a ser mais grave. Também pode afetar a região dos olhos.

Quais os sintomas da rosácea?

Pode causar sensação de calor na pele, dilatação de pequenos vasos, edema facial e até irritação e ressecamento nos olhos.

Qual o tratamento da rosácea?

Não existe cura para a rosácea, mas os tratamentos podem atenuar os sintomas. O uso de protetor solar, sabonetes adequados e até mesmo medicamentos por via oral, para casos, mais graves, são formas de melhorar o quadro.

“Na rosácea terão momentos de piora e de melhora. Além disso, também é classificada em graus, que vai do mais fraco ao mais severo. O flushing, um rubor, é algo leve. Num segundo estágio, aparecem vasinhos sanguíneos, que podem ser amenizados com tratamento a laser. Num grau acima, a pele ganha bolinhas, parecidas como pequenas espinhas. O tratamento pode ser feito de diversas formas, mas não tem cura. O ideal é acalmar a pele”, diz Stefanello.

Como prevenir a rosácea?

A rosácea pode ser atenuada com uso de protetor solar diariamente. Tudo que agride a pele, como tempo seco e água quente, pode piorar a rosácea. Também é recomendado evitar álcool e outros agravantes.

O que é acne?

Acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. É muito comum em adolescentes, mas também costuma afetar mulheres em fase adulta.

Também tem relação com alimentação e suplementos, fatores emocionais e infecção bacteriana.

Quais os sintomas da acne?

Os principais sintomas são cravos, pápulas (lesões sólidas arredondadas, endurecidas e eritematosas); pústulas (lesões com pus); nódulos (lesões caracterizadas pela inflamação, que se expandem por camadas mais profundas da pele e podem levar à destruição de tecidos, causando cicatrizes) e cistos (maiores que as pústulas, inflamados, expandem-se por camadas mais profundas da pele, podem ser muito dolorosos e deixar cicatrizes).

Além de vermelhidão na pele afetada e eventual dor. É classificada em graus de I a V, dependendo da sintomatologia.

Qual o tratamento da acne?

“Os tratamentos são os mais diversos possíveis, podendo ser tópico ou oral, dependendo do grau”, diz Stefanello. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda ainda que as espinhas e cravos não sejam espremidos

Como prevenir a acne?

Segundo Stefanello, o ideal é ter uma rotina de cuidados com pele. Cosméticos que aumentem a oleosidade também devem ser evitados.

Recentes