Política

População em situação de rua ganha guia com serviços e orientações jurídicas

Foi lançado na manhã desta quarta-feira (25), pela Prefeitura de Maceió, o guia de Serviços para Cidadania da População em Situação de Rua. Desenvolvido pelo Ministério dos Direitos Humanos, em parceria com o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua em Maceió, o guia fornece informações de serviços e direitos das pessoas que moram nas ruas da capital.

Dentre as informações presentes no material, estão serviços como alimentação, banho, onde dormir, orientação jurídica e de documentação, emergências médicas, tratamento para usuários de álcool e drogas, acesso à moradia, atividades culturais e esportivas, entre outras.

João Urtiga/Alagoas 24 Horas

João Urtiga/Alagoas 24 Horas

A secretária Municipal de Assistência Social, Celyane Rocha, destacou o papel do guia em prol das pessoas em situação de rua. “O material vem para agregar todos os serviços disponibilizados pela Prefeitura de Maceió para a população em situação de rua. Nós orientamos a todos que estão nessa situação a solicitar este guia e também a tratarem o material com cuidado.

O prefeito Rui Palmeira, que também se fez presente na solenidade, destacou a crise do setor sucroalcooleiro e o consumo de álcool e drogas como grandes fatores que contribuem para o número de pessoas em situação de rua em Maceió. “Muitas pessoas deixam o interior e vêm para a capital, o que acaba inchando ainda mais nossas favelas. Mesmo conseguindo retirar algumas famílias desta situação, tem pessoas que não querem sair das ruas, na maior parte por problemas com substâncias químicas”, pontuou.

Quando perguntado se os programas em prol de pessoas que vivem nas ruas da capital devem ser temporários até que Maceió resolva a questão, Palmeira afirma que não acredita no fim dessa situação. “Certamente vamos precisar sempre desse tipo de iniciativa, mesmo que a gente consiga tirar pessoas da rua, sabemos que outras irão chegar, principalmente pelo movimento migratório forte que vivemos nos últimos anos”, afirma.

João Urtiga/Alagoas 24 Horas

João Urtiga/Alagoas 24 Horas

O guia no combate à violência

Além das más condições de dormir e se alimentar, pessoas que vivem em situação de rua em Maceió também enfrentam constantemente a violência. O chefe do executivo municipal exalta o guia também no papel de evitar situações de violência nas ruas. “A cidadania também é uma forma de evitar a violência. Muitas vezes o morador pode dormir no albergue da prefeitura e evitar uma possível agressão e até problemas mais graves”, disse.