O prefeito Rui Palmeira visitou, nesta sexta-feira (27), o estande da Prefeitura na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento, que este ano está sendo realizado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), teve início no dia 22 e segue até este sábado (28). Durante estes dias, 140 sociedades acadêmicas que compõem a SBPC divulgam pesquisas e promovem debates sobre temas ligados à ciência, tecnologia, sustentabilidade, inovação, cultura e ao ensino.
Na oportunidade, o prefeito Rui Palmeira ressaltou a alegria de Maceió sediar a reunião, apontada como o maior evento cientifico da América Latina. “Para nós é motivo de muita alegria. Além disso, também não posso deixar de destacar a importância desse acontecimento para o turismo, já que estamos na baixa temporada e tem gente do Brasil todo aqui. O evento também é uma oportunidade para despertar o interesse das nossas crianças e jovens pela ciência”, pontuou.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) marca presença no evento com um estande e a Biblioteca Itinerante. A gestora da pasta, Ana Dayse Dorea, falou da importância do evento para a comunidade científica alagoana.
“É um orgulho para nossa capital, nosso Estado e universidade receber a reunião da SBPC, é sem dúvida um marco para a comunidade científica de Alagoas. E nós da Prefeitura não podíamos deixar de participar, nós sabemos que para ser cientista e começar a produzir todo esse conhecimento é preciso investimento na educação básica. O prefeito Rui Palmeira não mediu esforços para a participação dos nossos alunos e para expormos a política de educação infantil da nossa rede”, detalhou a secretária.
A 70ª reunião da SBPC conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, que está com um estande na área de exposição. A Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) também está presente com um Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
“Estamos divulgando nossa cidade para as pessoas de diversas partes do Brasil. Nós orientamos os vistantes e distribuímos gratuitamente os mapas e guia de bares e restaurantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o que facilita a vida do turista”, explicou a representante da Semtur do evento, Cristina Rodrigues.
A realização do evento na capital alagoana foi proposta pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e aprovada pelo Conselho da SBPC, mediante articulação do Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), fundação que atua em parceria com a Semtur e outras instituições públicas e privadas para fomentar a cadeia produtiva do turismo de negócios na cidade. No total, de acordo com o calendário do MC&VB, 38 eventos foram captados pela entidade para este ano.