Desde 2003, rede é usada como uma ferramenta de trabalho
O Linkedin é considerado uma das redes sociais mais famosas do mundo. Diferente de outras plataformas, o foco é manter relações corporativas e contatos de trabalho, entre empresas versus profissionais. Atualmente, a rede conta com cerca de 562 milhões de usuários em 200 países e territórios.
A função é basicamente conectar recrutadores e candidatos que estão em busca de um emprego, inclusive a plataforma tem atraído muitos jovens que buscam a primeira oportunidade de trabalho. É o que destaca a psicóloga Rebeca Sertão que foi em busca do seu primeiro emprego. “É crucial deixar seu currículo atualizado, mas vale lembrar também a importância de cadastrar seu currículo no Linkedin. Afinal, essa ferramenta é como se fosse um currículo online. É por ali que muitas empresas têm recrutado seus funcionários”, recomenta Rebeca, hoje empregada.
Nos setes meses de busca, a psicóloga considerou o linkedin uma vitrine importante. “Em qualquer oportunidade que tiver, faça sua “propaganda” da área em que quer atuar, com o que quer trabalhar, pois quando surgir uma vaga com essas características, já irão associar a mesma a você”, indica feliz por ter conseguido o sonhado primeiro emprego.
Estrategista e formadora em Linkedin, a consultora Karla Martins ressalta a relevância desta rede social. “Com tantos profissionais conectados, sua maior vantagem é facilitar o contato entre as pessoas. Para os profissionais serve como uma “vitrine” para expor as suas competências técnicas e soft skills, bem como para fazer networking. Já para os recrutadores, oferece a possibilidade de fazer buscas por profissionais de acordo com os requisitos solicitados pelas empresas”, acrescenta.
A profissional dá uma dica. Em primeiro lugar, estabelecer o objetivo que pode ser a busca de emprego, mudança de atividade profissional, captação de clientes, recrutamento ou, simplesmente, manter um bom posicionamento na rede. “Um perfil bem elaborado e alinhado ao objetivo aumenta a visibilidade do profissional e, consequentemente, as chances de obter alguma oportunidade”, reitera.
Além disso, a consultora aconselha que o perfil tenha uma foto atual e com boa resolução, um título que especifique as funções que poderá ocupar e um resumo que fale um pouco sobre o seu percurso e diferenciais. “É recomendado também detalhar as experiências profissionais não limitando-se a informar o cargo, empresa e período trabalhado, mas colocando também as atividades desempenhadas nas empresas por onde passou”, conclui Karla.
O Educa Mais Brasil separou algumas dicas de como criar um perfil de sucesso no linkedin:
Vanessa Casaes – Ascom Educa Mais Brasil