Tudo levava a crer que a Ferrari teria um grande domingo em casa, mas não foi o que aconteceu em Monza. Lewis Hamilton jogou água no vinho italiano e venceu pela 68ª vez na carreira. Tudo começou com o toque entre o líder e vice-líder logo na primeira volta, com Sebastian Vettel levando a pior e sendo obrigado a parar nos boxes para a troca do bico.
Hamilton acabou tendo que brigar “apenas” com Kimi Raikkonen, mas teve a ajuda de Valtteri Bottas, que segurou seu compatriota, após o inglês se ver a mais de cinco segundos do rival da Ferrari quando saiu dos pits. Ficando na pista até quando podia, Bottas devolveu a liderança a Kimi, mas com o atual campeão apenas um segundo atrás.
Com problemas de bolhas nos pneus, Hamilton não teve grandes dificuldades ao superar Raikkonen faltando nove voltas para o fim.
Bottas ainda conseguiria um lugar ao pódio depois da punição a Verstappen, por ter se chocado com o piloto da Mercedes e os comissários entendendo que o holandês teve culpa. O piloto da Red Bull foi punido em cinco segundos e acabou em quinto.
Vettel, que teve que fazer uma corrida de recuperação, herdou o quarto lugar e diminuiu os grandes danos na classificação do campeonato.
A Corrida
Na largada, Kimi Raikkonen pulou à frente, com Vettel e Hamilton brigando pela segunda posição. Ainda na primeira volta os dois se tocaram, mas o alemão levou a pior, rodando e tendo a asa dianteira danificada. O safety car foi acionado pelo acidente envolvendo Hartley, que foi tocado por Ericsson e o piloto da Ferrari foi aos boxes para trocar o bico. Verstappen era o terceiro.
Na relargada, Hamilton superou Raikkonen pela liderança, mas o finlandês deu o troco e uma linda manobra, levando os torcedores à loucura. Logo depois, Magnussen e Pérez se tocaram, com o dinamarquês levando a pior e caindo para a última colocação.
Ao final da 10ª volta, Vettel escalava o pelotão e já ocupava a 11ª posição. Ao mesmo tempo, Fernando Alonso abandonava.
No 19º giro, a briga entre Verstappen e Bottas pelo terceiro posto se intensificava, com o holandês cortando a chicane para manter a posição. Enquanto isso, Vettel superava Sainz pela sétima colocação.
Kimi fez sua primeira parada na 21ª volta, calçando pneus macios. Hamilton acelerava para tentar fazer seu pit stop e sair na frente do finlandês.
Na 24ª volta, o motor Renault de Daniel Ricciardo explodiu, mas as bandeiras amarelas foram apenas locais, sem a necessidade da entrada do carro de segurança.
Hamilton fez sua parada na 29ª volta e saiu com mais de cinco segundos atrás de Raikkonen. A Mercedes matinha Bottas na pista, na tentativa de fazer com que Kimi perdesse tempo atrás de seu compatriota.
E foi o que aconteceu. Bottas segurou o piloto da Ferrari, o que deu nova chance de ataque de Hamilton, antes de fazer sua parada na 37ª volta.
Bottas tentou passar por Verstappen e os dois se chocaram, com o finlandês sendo obrigado a cortar a primeira chicane, faltando 10 para o final. O holandês foi punido em cinco segundos.
Enquanto isso, a batalha entre Raikkonen e Hamilton pela ponta era insana e Hamilton assumia a liderança faltando nove voltas para o fim. Com pneus apresentando bolhas, o piloto da Ferrari não teve condições de acompanhar o rival da Mercedes.
Hamilton acabou cruzando a linha de chegada em primeiro com quase 10 segundos de vantagem, seguido de Raikkonen e Bottas. Vettel foi o quarto colocado e Verstappen, punido, finalizou em quinto.
A Fórmula 1 volta com o GP de Cingapura no dia 16 de setembro.
Resultado final
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Pits | Abandono | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 44 | Mercedes | Mercedes | 53 | – | 1 | 25 | ||||||
2 | 7 | Ferrari | Ferrari | 53 | 8.705 | 8.705 | 8.705 | 1 | 18 | ||||
3 | 77 | Mercedes | Mercedes | 53 | 14.066 | 14.066 | 5.361 | 1 | 15 | ||||
4 | 5 | Ferrari | Ferrari | 53 | 16.151 | 16.151 | 2.085 | 2 | 12 | ||||
5 | 33 | Red Bull | TAG | 53 | 18.208 | 18.208 | 2.057 | 1 | 10 | ||||
6 | 8 | Haas | Ferrari | 53 | 56.320 | 56.320 | 38.112 | 1 | 8 | ||||
7 | 31 | Force India | Mercedes | 53 | 57.761 | 57.761 | 1.441 | 1 | 6 | ||||
8 | 11 | Force India | Mercedes | 53 | 58.678 | 58.678 | 0.917 | 1 | 4 | ||||
9 | 55 | Renault | Renault | 53 | 1’18.140 | 1’18.140 | 19.462 | 1 | 2 | ||||
10 | 18 | Williams | Mercedes | 52 | 1 lap | 1 Lap | 1 Lap | 1 | 1 | ||||
11 | 35 | Williams | Mercedes | 52 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 1 | |||||
12 | 16 | Sauber | Ferrari | 52 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 1 | |||||
13 | 2 | McLaren | Renault | 52 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 1 | |||||
14 | 27 | Renault | Renault | 52 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 2 | |||||
15 | 10 | Toro Rosso | Honda | 52 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 1 | |||||
16 | 9 | Sauber | Ferrari | 52 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 2 | |||||
17 | 20 | Haas | Ferrari | 52 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 1 | |||||
dnf | 3 | Red Bull | TAG | 23 | 30 laps | 30 Laps | 29 Laps | 1 | Power Unit | ||||
dnf | 14 | McLaren | Renault | 9 | 44 laps | 44 Laps | 14 Laps | 1 | Retirement | ||||
dnf | 28 | Toro Rosso | Honda | Collision |