Agenda

Mostra Sururu de Cinema Alagoano abre inscrições para sua nona edição

Assessoria

Assessoria

As inscrições para a  IX edição da Mostra Sururu de Cinema Alagoano estão abertas até o dia 06 de outubro. O procedimento é gratuito e deve ser realizado online, pela página mostrasururu.com.br.  Em 2018, o festival acontece entre 01 a 04 de novembro, no Centro Cultural Arte Pajuçara, com patrocínio do edital Algás Social, apoio do Sesc Alagoas, e produção dos Saudáveis Subversivos.

Mais uma realizado pelo Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano, o certame distribuirá cinco prêmios aos participantes. Os projetos selecionados concorrerão a melhor filme; melhor contribuição artística; melhor contribuição técnica; melhor performance; prêmio Olhar Crítico e prêmio de melhor filme pelo júri popular.

Poderão participar curtas-metragens concluídos entre 2017 e 2018, sem duração mínima e com duração máxima de até 30 minutos (incluindo créditos), realizados em território alagoano, por produtores e/ou realizadores alagoanos ou com residência comprovada no estado por mais de 02 anos. Nas categorias ficção, documentário, animação, híbrido ou experimental. O regulamento completo está disponível no site.  
Os filmes que integrarão a competição oficial serão selecionados por uma comissão indicada pelo FSAL.

A MOSTRA SURURU

Criada em 2009, a Mostra Sururu de Cinema Alagoano vem desempenhando um papel cada vez mais relevante para o Estado. Principal janela para os curtas-metragens locais, no decorrer dos anos o evento contribuiu de maneira significativa para o crescimento do setor, estimulando, entre outras ações, o surgimento de novas produções, a consolidação do trabalho de profissionais iniciantes, o diálogo entre integrantes da cadeia produtiva do audiovisual e a construção de um panorama do cinema alagoano contemporâneo.

Ao lado da realização de diálogos entre os integrantes do setor; de editais de fomento à produção audiovisual; de capacitações profissionais na área – a exemplo de cursos promovidos pelo SESC Alagoas e pelo Núcleo de Produção Digital de Maceió (NPD-AL); de produções analíticas e críticas de conteúdo sobre cinema em Alagoas; da atuação de espaços de formação de público – como cineclubes e o Cine Arte Pajuçara (antigo Cine Sesi); a Mostra Sururu se configura como uma das iniciativas que compõem a base que contribui para o atual momento de ebulição no audiovisual do Estado.

Historicamente, o cinema alagoano viveu alguns momentos de efervescência, como os que aconteceram na década de 1970 durante o festival de Penedo, e longos períodos de marasmo. Todavia, ao se analisar os últimos dez anos, é possível constatar ‘um fôlego diferente’, como bem identifica a cineclubista e realizadora Lis Paim no artigo “Sobre Alagoas, Cinema, Terra e Água”, publicado na 14ª edição do Filmologia, em www.filmologia.com.br*. Esse fôlego une vontades e ações de realizar, pensar, compartilhar, acessar, movimentar, assistir, difundir, refletir, refletir-se, e mais um tanto de infinitivos transformadores próprios do cinema até então dispersos e isolados, enfraquecidos em inconstâncias. Por essa fertilidade ativa que o cinema instaura, inclusive por seus resultados humanos, culturais e sociais, essa respiração merece e precisa de uma atmosfera agradável, que junte pessoas e instituições que acreditem e invistam nesse ânimo coletivo.

Se em 2013, passava de 40 o número de produções selecionadas para festivais no Brasil e no exterior com mais de 20 prêmios conquistados – o dobro do  número alcançado em 2012 – nos 3 anos seguintes o cinema alagoano foi fortificado através de ações como os editais de fomento e as políticas de regionalização da Ancine. Com isso, os nossos filmes alcançam espaços de destaque na esfera nacional e também consolidam o cinema realizado em Alagoas.

O surgimento do Fórum do Audiovisual Alagoano, criado em 2015 durante a própria Mostra Sururu – com a intenção de aglomerar as pessoas que atuam no setor Audiovisual e deliberar proposta para a construção do cinema local – vem para completar esse ciclo.

Toda essa repercussão evidencia não só uma evolução da qualidade técnica e artística dos trabalhos, como também ilumina virtudes; colabora para uma autoestima local mais positiva e favorável a um reconhecimento mais carinhoso de si; ajuda na atualização de necessidades e caminhos para que o desenvolvimento do setor não cesse; demonstra o quão o cinema é um transporte afetuoso de nossas histórias, paisagens e personagens para além de divisas e do tempo presente.

SERVIÇO:

O quê: Inscrições da IX Mostra Sururu de Cinema Alagoano

Onde e quando: De 04 de setembro a 06 de outubro, pelo site mostrasururu.com.br

Informações: 82-99937-4662/forum.audiovisual.al@gmail.com