A Santa Casa de Maceió sediou na última sexta (31/08) e sábado (01/09) o curso internacional de imersão Evidence Expert Course LATAM Internacional, que reuniu 15 especialistas do Brasil e das Américas Central e do Sul, como o México, Colômbia, Panamá e Costa Rica.
A iniciativa é da equipe do Serviço Avançado de Cirurgia Vascular e Endovascular da Santa Casa de Maceió, tendo à frente o cirurgião endovascular Bruno Freitas. Ele residiu e trabalhou durante seis anos como pesquisador visitante da Universidade de Leipzig (Alemanha), radicando-se em Maceió em seu retorno ao Brasil.
“Convidamos para este curso um seleto grupo de colegas com mais de 10 anos de experiência e com atuação destacada em suas regiões. Nosso objetivo é disseminar o que há de mais avançado em termos de técnicas e tecnologias da área endovascular”, comentou Bruno Freitas.
Os procedimentos ocorreram em uma das três salas do Serviço de Hemodinâmica, com imagens e áudio transmitidos ao vivo por videoconferência para o auditório do centro de estudos da Santa Casa de Maceió, onde parte dos especialistas estava reunido.
Entre um e outro procedimento (oito, no total), os participantes do curso expressaram sua opinião sobre a iniciativa. Um deles foi o cirurgião vascular e endovascular mexicano Manuel Marquina. “Percebo que os procedimentos realizados neste hospital são de alto nível. Iniciativas como esta são importantes para a disseminação do conhecimento médico na América Latina”, resumiu.
Já o cirurgião vascular e endovascular baiano Eutímio Brasil, mostrou-se “encantado com a organização e a estrutura do curso” frisando sua importância para o aprendizado médico, mas sobretudo para os pacientes que se beneficiarão com essas técnicas no retorno de cada especialista às cidades.