Centenas de famílias acordaram cedo nesta sexta-feira, 07, para acompanhar o tradicional desfile cívico-militar em comemoração aos 196 anos da Independência do Brasil. O evento – que acontece nas imediações do Memorial à República, na Avenida da Paz, no bairro do Jaraguá – atraiu aproximadamente 7 mil pessoas para as arquibancadas montadas no local.
O desfile contou com a participação de pelo menos três mil pessoas, entre estudantes do Colégio da Polícia Militar, crianças atendidas pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e integrantes da Polícia Militar, da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, Polícia Federal, entre outras.
O desfile foi acompanhado por crianças e adultos que vibravam a cada vez que os participantes passavam pelas arquibancadas. Alguns arrancaram aplausos da população.
O evento contou com a presença de diversas autoridades estaduais. O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB) foi o responsável por abrir as comemorações e ressaltou, no dia em que se comemora a independência do Brasil, a necessidade de uma democracia mais ampla no país.
Renan Filho também aproveitou a oportunidade para repudiar o atentado sofrido pelo presidenciável Jair Bolsonaro ontem (06) durante campanha em Juiz de Fora, em Minas Gerais.