Política

Mourão diz que é ‘coerente’ assumir comando da campanha e avalia representar Bolsonaro em debates

RBS TV

O general Hamilton Mourão candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL)

Candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), o general Hamilton Mourão disse ao blog neste domingo (9) acreditar que “o mais coerente” será ele assumir o comando estratégico da campanha enquanto o presidenciável estiver hospitalizado.

Bolsonaro está internado desde sexta-feira (7) no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, se recuperando de uma facada levada durante ato de campanha no Centro de Juiz de Fora (MG), na tarde de quinta (6).

Mourão também afirmou que está em avaliação apresentar pedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que ele possa substituir Bolsonaro nos debates, já que o candidato na cabeça de chapa deve ficar em recuperação até o fim do primeiro turno.

“A situação de repouso é muito grande. Conversei com ele no sábado, três ou quatro minutos e falei: ‘fique tranquilo, estamos cuidando de tudo'”, disse Mourão ao blog.

Mourão visitou Bolsonaro no hospital, em São Paulo. Ele afirmou que nesta terça-feira (11) vai se reunir em Brasília com aliados de Bolsonaro para discutir a nova “linha de ação” e as próximas estratégias da campanha no primeiro turno.

O vice defende que, por ser mais experiente, e por não ser seu papel ir para a campanha de rua, o “coerente” é ele assumir uma espécie de comando estratégico da campanha para que eles “falem a mesma língua”.

Os filhos de Bolsonaro, em sua avaliação, deverão seguir com suas campanhas nos estados e “levar a mensagem do pai a todos os brasileiros nas ruas”. O deputado estadual Flávio Bolsonaro disputa cadeira no Senado e Eduardo Bolsonaro tenta reeleição na Câmara dos Deputados.

Mourão afirmou ainda que será avaliado se é o caso de pedir ao TSE para que ele substitua Bolsonaro nos debates presidenciais do primeiro turno. “Vamos conversar sobre isso”, disse.