Duas baleias foram encontradas mortas nesta quarta-feira, 12, no Litoral Sul de Alagoas. Os casos foram registrados no município de Roteiro e Marechal Deodoro e confirmados pelo Instituto Biota de Conservação.
O primeiro caso aconteceu na praia do Gunga, quando um filhote recém-nascido de jubarte, macho, com cerca de 4,50m, foi encontrado morto por populares. Enquanto os biólogos recolhiam o corpo do animal, foram acionados para a segunda ocorrência, na praia do Francês. O segundo bicho, que estava em avançado estado de decomposição, não teve a espécie identificada.
De acordo com o Biota ainda não se sabe a causa da morte das duas baleias. Os animais foram umedecidos e depois submetidos ao exame de necropsia, a fim de identificar as causas dos óbitos e depois serão enterrados na própria praia.
Com estas são pelo menos sete mortes de baleias registradas este ano no litoral alagoano. A sexta da espécie jubarte, a quarta filhote. O caso mais recente foi registrado na última semana, em Coruripe.
Casos como este devem ser comunicados ao Instituto Biota, pelo telefone: (82) 99115-2944.